Confesso que quando peguei esse trabalho para resenhar logo julguei ser mais um álbum cuja estética vem na frente da qualidade musical. Esse prejulgamento se deve a quantidade absurda de bandas e projetos, principalmente de Atmospheric Black Metal, que focam seus esforços em belíssimas artes de capa, digitais ou não, mas se esquecem que um bom lançamento é composto pela arte depositada nos sulcos do disco. Nesse aspecto, nem toda beleza das pinturas de Albert Bierstadt ou das ilustrações de Gustave Doré podem ajudar. O problema é que as maravilhas que enchem os olhos não se estendem aos tímpanos, na maioria das vezes o que ouvimos é o mais do mesmo de sempre, clichês repetidos a exaustão e pouco ou nada de originalidade.
“Spiral Of Life” (Kvlt Und Kaos Productions) é o segundo álbum da one-woman-band ucraniana SIDUS ATRUM — cuja tecelagem sonora tem na mente fértil da multi-instrumentista Yulia Lykhotvor a sua artesã. O projeto está ativo desde 2019 e vem rendendo ótimos lançamentos desde então — entre singles e sua estreia cheia — “Cold Silence” (Loneravn Records) concebido no mesmo ano de sua fundação.
A sonoridade manipulada pela artista alia o Blackened Doom ao Death Metal e soma-se ainda, a elementos típicos do Atmospheric e o Post-Black Metal. Tudo devidamente amalgamado e refinado. E sim, tanto no primeiro registro quanto no novo, temos primor estético de mãos dadas com qualidade musical, ou seja, arte para os olhos e arte para os ouvidos. Aliás, antes de elogiar o mais novo lançamento devemos elogiar a arte genial da ilustradora grega Gogo Melone. A ilustração é realmente magnifica!
Yulia como sempre, cuidou de todas as músicas e letras, os arranjos foram confeccionados por ela junto ao músico, também ucraniano Serhii Lykhotvor. As composições aliam peso e austeridade a atmosferas pesarosas e melodias sensíveis. Primando sempre pelo transitar tanto dos ritmos quanto das ambientações. A brutalidade é sempre rompida por períodos de serenidade e contemplação, como bem ilustra a quarta faixa “Farewell”.
Os arranjos e melodias de “Fading Light”, faixa de abertura, revelam bom gosto e criatividade. Os vocais de Yulia vão de rasgados a guturais com uma naturalidade impressionante, e impressionam mais ainda quando saem destes extremos e articulam-se em linhas limpas e sussurros. “Sea Of Life” e “Breath Of Agony” dão prosseguimento ao trabalho, ambas indo de crescentes melódicas/atmosféricas até rompantes de um Black Metal impiedoso e visceral. “Rain Brings Your Voice”, que conta com a participação especial do vocalista Daniel Neagoe (Clouds/Eye Of Solitude) é mais um momento sublime do trabalho. O misto de sentimentos que a mesma transmite é indescritível. “Regression”, o último tema, oferece pouco mais de 04 minutos de tensões, arranjos bem construídos e climas apreensivos.
“Spiral Of Life” é um álbum forte e extremamente belo. Cada uma de suas composições é permeada por sentimentos legítimos e qualidades únicas, todas marcadas pelo cruzamento de gêneros, subgêneros e as emoções que cada um deles entrega. Beleza e desolação habitam num mesmo cenário, vulnerabilidades e sutilezas também. Em tempos incertos e de pouca esperança que seja a música a bússola a indicar melhores horizontes. Total apoio a Ucrânia e que a mesma se erga quanto antes como uma fênix fulgurosa deste período tão doloroso.
Links:
Facebook: https://www.facebook.com/sidusatrumpage
Instagram: https://www.instagram.com/sidusatrum/
Bandcamp: https://sidusatrum.bandcamp.com/releases
Spotify: https://open.spotify.com/artist/6wjPleJiHaQRuXo6fugur3