CD/EP/LP

SHROUD OF BEREAVEMENT – A Beautiful Winter (Adv. CD 2022)

SHROUD OF BEREAVEMENT (Estados Unidos)
“A Beautiful Winter” – Adv. CD 2022
Independente – Importado
9/10

DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 25/07/2022

No próximo dia 25 de Julho esses americanos de New Hampshire irão lanção esse “A Beautiful Winter”, o segundo álbum oficial da banda, que marca o primeiro lançamento do SHROUD OF BEREAVEMENT desde o EP “While We Mourn”, lançado há uma década. O primeiro álbum do grupo formado em 1995 viu a luz do dia em 2007 e obteve excelentes críticas por parte do cenário mundial.


Já esse novo trabalho “A Beautiful Winter” deve continuar com esse feedback positivo, já que se trata de um trabalho de alto nível, que traz nítidas influências de medalhões do estilo como My Dying Bride, Shape of Despair e Theatre of Tragedy. “Canticle” é a faixa de abertura e ela mostra uma força imensa. É ao mesmo tempo uma composição delicada, mas impacta o ouvinte com arranjos realmente poderosos, como no uso de violinos e de vocais femininos líricos. Mas não se trata de nada que exagere nesses elementos. É uma faixa que abraça o doom metal tradicional e insere melodias belíssimas. Os solos de guitarra tem um feeling grandioso.


Já a segunda faixa “Amber Skies: Shadows of My Becoming” é bem mais longa e após um início tímido e acústico, se deixa explodir ao redor com grande peso e um vocal gutural de respeito, ao qual se soma uma interpretação feminina mais lírica. Os violinos ao fundo criam um pano de fundo dramático e totalmente acertado. Essa é uma música realmente muito boa e traz todos os elementos que fazem o doom metal ser um estilo que mexe de forma tão profunda com sentimentos. E tudo feito de uma forma delicada. “An Unfamiliar Embrace” é uma das faixas que mais gostei. É uma música com camadas que se sobrepõem, criando uma atmosfera envolvente e cativante. Há momentos mais tranquilos, mais pesados e uma grande dramaticidade nos arranjos.


“Bury Me in Silence” vem a seguir e se inicia de forma quase teatral, com o vocal feminino envolvendo o ouvinte com graciosidade e dramaticidade. Essa música vai crescendo em intensidade e até mesmo flerta com momentos mais agressivos e complexos, que me fizeram lembrar um pouco os primeiros trabalhos dos gregos do Nightfall. Uma das músicas mais emocionais é a faixa título, onde vocais limpos masculinos são inseridos com efeitos excelentes. Os solos e arranjos da guitarra se destacam. A última é “Sorrow and Certainty” que usa mais o poder dos vocais para criar uma experiência quase narrativa na execução das vozes e do próprio instrumental. Os mais de quinze minutos passam de forma suave e mostram uma faixa feita com extremo cuidado na construção de suas melodias e estrutura.

Há ainda uma versão editada da segunda faixa “Amber Skies Part 1”, que é a versão lançada em vídeo que consegue reduzir a duração da música de 13:36 para 7:39. Eu não conhecia o trabalho do SHROUD OF BEREAVEMENT e “A Beautiful Winter” é um álbum do qual eu gostei muito. Para aqueles mais conectados com o doom metal tradicional e com elementos clássicos, esse álbum é um trabalho que recomendo.

Related posts

TOXAEMIA – “Where Path Divide” – (Advanced 2020)

Fábio Brayner

TRISTWOOD – Blackcrowned Majesty (CD 2020)

Daniel Bitencourt

ANTICHRIST SIEGE MACHINE – Purifying Blade (CD 2021)

Daniel Bitencourt