CD/EP/LP

SERPENTRANCE – Akra Tapeinosis (2021)

SERPENTRANCE (Rússia)
“Akra Tapeinosis” – CD 2021
Godz Ov War Productions – Importado
9,5/10

O SERPENTRANCE é um grata e maléfica descoberta recente que vem da gélida Rússia e foi formada em 2014. A banda conta em sua formação com ex-membros de bandas como Pseudogod, Morbid Lust, Goatpsalm, Invoked, etc e isso já é um belo cartão de visitas. “Akra Tapeinosis” é uma viagem pelo lado mais escuro da alma, onde luz, felicidade e esperança não existem, tal como é dito na obra do italiano Dante “percam as esperanças todos que aqui adentram” e o que você ouve durante os cerca de 44 minutos de música é isso.

Um death metal desprovido de qualquer positividade. Poderíamos chamar isso de um metal da morte que vem de sepulcros pútridos, fedendo à putrefação e totalmente blasfemo. Há brutalidade de sobra, mas também há partes nesse álbum em que tudo se resume a um peso monumental, uma negatividade que gruda em tudo ao redor e te esmaga impiedosamente.


A introdução em “Vomit & Myth” começa como um ritual ortodoxo e é como se demônios do submundo invadissem esse templo e liberassem o inferno, que nesse caso vem como uma tempestade de violência. Os riffs são carregadíssimos e introspectivos, beirando o doom/death metal. O ritual tem continuidade com “Cloathed in Abomination”, que veste completamente as vestes do doom metal, mas esqueça o doom metal com beleza e melodia. Aqui há deformação e uma vastidão de obscuridade. A vocalização é arrastada e profunda, o recitar da monstruosidade. O final da música traz mais intensidade e velocidade.


“The Tarnished Shrines of God” é a melhor composição, uma amálgama de energia, riffs obscuros e momentos colossais. Na mesma linha vem “Underneath Babylon”, a faixa mais longa do álbum e que com quase onze minutos e meio oferece uma travessia desconfortável por sensações de puro desalento. A utilização de um vocal feminino no fundo da música cria uma atmosfera ritualística e ficou realmente interessante.

A última faixa é “The Black Dawn of Sophia”. Mais reta, a faixa funciona quase como um mantra obscuro em que a repetição da base principal tem um efeito perturbador no ouvinte.”Akra Tapenoisis” é um álbum realmente poderoso e que consegue criar uma conexão com o ouvinte que transcende a ideia da simples atividade de “ouvir um álbum”, é mais do que isso e DEVE se encarado como mais do que isso. É uma experiência… Ouça atentamente, adquira o álbum.

Ouça o álbum no BANDCAMP da gravadora: GODZ OV WAR PRODUCTIONS

Related posts

ACIDEMIA – Podridão (2021)

Fabio Miloch

ALOCER – The Victory of Darkness Riders (2019)

Walter Bacckus

WARLUST “Unearthing Shattered Philosophies” (CD 2020)

Fábio Brayner