CD/EP/LP

SATHANAS – Psalm Satani (CD 2022)

SATHANAS (Estados Unidos)
“Psalm Satani” – Adv. CD 2022
Vidar Records – Importado
9/10

O SATHANAS foi formado em 1988 na Pennsylvania e com 34 anos de carreira e cerca de 29 lançamentos, sendo esse “Psalm Satani” seu décimo primeiro álbum de estúdio que foi lançado no dia 10 de Dezembro pela gravadora Vidar Records. Tivemos a honra de sermos agraciados com a audição antecipada desse material e é muito bom ver que o SATHANAS continua investindo em sua música extrema com o mesmo afinco e qualidade pelo qual sempre foi conhecido.

Esse novo trabalho traz 8 faixas que prestam os respeitos à uma sonoridade que mescla de forma muito homogênea diversas características da velha escola do metal mundial. Ainda que haja muito do black thrash metal no som da banda, existe também um grau de barbarismo na execução das faixas que concede a elas uma atmosfera ríspida e primitiva. Isso está presente em todas faixas, o que é bom. A faixa de abertura “Demonic Rights” é um exemplo disso. Ela tem pegada e esse som ríspido acaba sendo marcante. Pesado, com excelentes riffs e bases de guitarra e uma vocalização eficiente.

“In the Flames of Witchcraft” soa como um retorno aos primórdios. É uma banda com uma aura antiga e uma construção de climas que vão te fazer lembrar do black metal em sua primeira fase. Excelente faixa, que inclusive tem um solo de guitarra bem interessante. A primeira faixa que entra na minha lista de preferidas nesse trabalho é a energética “Calling from the Darkness”, que cria uma atmosfera mágica para logo em seguida te colocar para bater cabeça, já que não dá para ignorar o riff principal dessa música. “And Hell Shall Follow” soa como se o rock ´n roll fosse transformado em algo infernalmente poderoso. Uma outra faixa para se ouvir bem alto. Quando a sonoridade vai sendo construída, há um flerte breve com um andamento mais brutal.

“Blackened by the Antichrist” é de longe minha faixa favorita. A base de guitarra que serve de suporte para o refrão é matadora e o refrão em si é realmente fudido. Dá para imaginar todos no show gritando o título da faixa e agitando muito. Pura energia diabólica. As próximas são a faixa título “Psalm Satani” que tem uma pegada poderosa, especialmente pelo trabalho da guitarra e da bateria, que soa simples, mas é matadora e em seguida “Blood of the Seraphin”, uma faixa mais cadenciada e que conta com riffs mais black metal, algo como um Mortuary Drape com esteróides. Fechando o álbum temo outra faixa mais focada na cadência e em bases do que velocidade e riffs. O álbum é muito bom e mantém as características do SATHANAS.

Realmente é muito gratificante ver os veteranos da cena extrema mantendo a chama acesa e entregando trabalhos sólidos e realmente bons. Isso mantém o velho espírito do caixão vivo.

Tracklist:
1- Demonic Rights
2- In the Flames of Witchcraft
3- Calling from the Darkness
4- And Hell Shall Follow
5- Blackened by the Antichrist
6- Psalmi Satani
7- Blood of the Seraphin
8- Altar of Heaven

Related posts

MY DYING BRIDE – The Ghost of Orion (2020)

Walter Bacckus

NAPALM DEATH – Throes of Joy in the Jaws of Defeatism – (2020)

Fábio Brayner

NOCTURNAL HOLLOW – Triumphantly Evil (CD 2021)

Fábio Brayner