CD/EP/LP

RUNESPELL – Sentinel of Time (Adv.EP 2022)

RUNESPELL (Austrália)
“Sentinels of Time” – ADV – Data de Lançamento 01/06/2022
Iron Bonehead Productions (Alemanha) – Importado
8,5/10

DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 01/06/2022

O australiano conhecido como “Nightwolf” é um cara prolífico e inventivo, fazendo de tudo na sua banda RUNESPELL e participando em projetos paralelos. O Black Metal desenvolvido por ele no RUNESPELL é primordialmente pagão, épico e melódico, e a evolução dos trabalhos a partir de 2017 é nítida.

 No ano passado houve o lançamento de “Verses in Regicide”, seu quarto e melhor álbum de estúdio até o momento. Esse ano, aproveitando-se do ótimo momento criativo, o músico oferece ao público o EPSentinels of Time”, aguardado para o dia 01/06 via “Iron Bonehead Productions”, da Alemanha.

 A habilidade de “Nightwolf” em conjurar melodias notadamente grandiosas vem se aperfeiçoando ao longo das obras mais recentes, e atinge seu ápice com o presente EP. A atmosfera triunfante, de elevada carga dramática, remete a campos de batalha ancestrais, e essa atmosfera jamais abandona as quatro faixas do Play.

 As três primeiras músicas são extensas, e não há pressa em desenvolvê-las. A repetição e persistência dos riffs agem sobre a mente do ouvinte, constituindo um elevado nível de tensão e deixando-o inquieto e ávido pelo clímax de cada faixa.

 Caso da memorável “Claws of Vanagandr”, que escala o clima épico progressiva e vigorosamente ao longo dos seus dez minutos, atingindo excelente resultado. Falando em grandiosidade e heroísmo, dá pra dizer com tranquilidade que os quase doze minutos de “Memories of Steel” estão repletos de ambos, certamente um dos sons mais homéricos da banda. Mantém-se interessante todo o tempo, principalmente, graças à qualidade das guitarras.

 A faixa título “Sentinels of Time” é a mais melódica, mantendo o pique intenso e a aura pagã de povos orgulhosos, em eterno conflito contra forças ocupantes e culturas invasoras. A instrumental “A Drakkar’s Last Journey” dá números finais ao EP com clima fúnebre, pesaroso. O som de ondas ao fundo, a guitarra acústica e os teclados sutis transportam-nos rapidamente ao cenário de uma cerimônia funeral viking, onde o combatente tombado era cremado no interior de uma embarcação flutuando sem rumo à beira-mar.

 Excelente EP do RUNESPELL, em linha com a qualidade do melhor material previamente lançado por ele. Ótima pedida para os fãs de GRAVELAND (POL), da fase viking do BATHORY (SUE), FALKENBACH (ALE), MOONSORROW (FIN), WINDIR (NOR), THYRFING (SUE), FOREFATHER (GBR), WINTERFYLLETH (GBR).

 Tracklist abaixo, duração total de 33:46 minutos:

1 – “Claws of Vanagandr”

2 – “Memories of Steel”

3 – “Sentinels of Time”

4 – “A Drakkar’s Last Journey”

Related posts

BATALLION – Bleeding till Death (2019)

Walter Bacckus

BURIAL PIT – Subhuman Scum (2021)

Fabio Miloch

RITUAL NECROMANCY / FOSSILIZATION – Split (2022)

Fabio Miloch