CD/EP/LP

NON EST DEUS – Impious (CD 2022)

NON EST DEUS (Alemanha)
“Impious” – CD lançado em 04/03/2022
Noisebringer Records (Alemanha) / Avantgarde Music (Itália) – Importado
8,00/10

NON EST DEUS é o projeto mais antigo em atividade do músico alemão conhecido como “Noise”, responsável também porbandas como KANONENFIEBER e LEIÞA (ambas com seus excepcionais lançamentos de 2021 resenhados para o “The Old Coffin Spirit”).

 Durante a entrevista concedida pelo mesmo a este redator no ano passado, ele revelou estar trabalhando num novo álbum, e eis aqui o “Impious”, terceiro álbum do projeto lançado pelo selo de sua propriedade, o “Noisebringer Records”, em parceria com os italianos do “Avantgarde Music”.

 A exemplo de suas outras criações, é ele quem compõe e executa praticamente tudo, com exceção da bateria, para a qual foi contratado um especialista.  

 O lance do NON EST DEUS é um Black Metal Melódico bem acessível, bem mais que a sonoridade de seus outros projetos. O instrumental é muito bem composto e executado, e as letras furiosas, anticristãs e provocativas em sua totalidade, irradiam blasfêmia e disparam contra as religiões organizadas como um todo.

 A arte de capa é belíssima, uma das mais legais deste primeiro trimestre do ano, e ficou a cargo do polonês “Mariusz Lewandowski”, um dos melhores e mais concorridos ilustradores da atualidade.

 Uma característica interessante do álbum reside nos vocais, gritados com ódio e com total senso de urgência, em diversos pontos do álbum reforçados com múltiplas camadas e coros em alguns refrãos. A percussão do músico “Noderra” é segura e precisa, aquele arroz com feijão bem-feito. As guitarras e baixo de “Noise” são sempre excelentes, e mais uma vez a qualidade dos riffs se destaca positivamente, tanto pela criatividade em sua construção quanto pela execução.

 O cara é um mestre na utilização das melodias, como demonstra logo no agitado tema de abertura, “Save Us”. As guitarras também fazem um trabalho invejável na subsequente “Burn It Down”, dona de um irresistível refrão e ótimos vocais.

 “Fuck Your God” é provavelmente a música mais agressiva e direta, a que me lembrou mais do KANONENFIEBER, em termos instrumentais. Isso a torna, quase que automaticamente, a melhor do álbum. “Hexenwahn” fala das crenças preconceituosas, misóginas e totalmente condenáveis, que torturavam e julgavam mulheres acusadas de bruxaria, e as conduziam à fogueira, sob a inquisição promovida pela igreja católica. Faixa foda, com harmonias e riffs em tremolo excepcionais.

Flagellation” se inicia com o som angustiante de alguém sendo açoitado (ou seria auto infligido?) sob cânticos religiosos, interrompido por velozes riffs em tremolo, majestosos. As partes mais lentas da música são cativantes, mas não tanto quanto os coléricos segmentos acelerados.

 “Christraping Polka” passa a impressão inicial de ser uma faixa mais atmosférica, de andamento médio onde baixo e bateria se destacam. Exatamente na sua metade, as guitarras voltam a se impor com frases viciantes. A “polca” soa melhor a cada audição, e torna-se outro destaque individual do álbum.

Celebrate the Selfdestruct” vê o músico retomar a pegada mais veloz e agressiva em meio a uma tempestade ininterrupta de riffs brilhantes. Comemora, escarnece e zomba da crucificação de forma ácida. “The Ascension” é a oitava e última faixa do álbum, e soa mais séria e melancólica que as anteriores. Encerra o trabalho de forma teatral e em tom irado, mantendo preponderante ritmo médio.

 Ótimo terceiro álbum de estúdio do NON EST DEUS. Sinceramente, não empolga tanto quanto os discos de 2021 do KANONENFIEBER E LEIÞA, mas é fato que o próprio artista havia elevado o sarrafo muito alto. Disco recomendável aos fãs de NAGLFAR (SUE), KEEP OF KALESSIN (NOR), DARK FORTRESS (ALE), OLD MAN’S CHILD (NOR), DAWN (SUE).

 A duração total do Play é de 39:07 minutos, e divide-se entre as oito faixas abaixo:

1 – “Save Us”

2 – “Burn It Down”

3 – “Fuck Your God”

4 – “Hexenwahn”   

5 – “Flagellation”

6 – “Christraping Polka”

7 – “Celebrate the Selfdestruct”

8 – “The Ascension”

Related posts

KORPIKLAANI – Jylhä (2021)

Fábio Brayner

CRYPT DAGGER – From Below (MLP 2020)

Fábio Brayner

SWALLOW THE SUN – 20 Years Of Gloom, Beauty And Despair: Live In Helsinki (2021)

Fabio Miloch