News

MYRKUR – Ouça “Valkyriernes Sang”, o último single antes do lançamento do novo álbum da enigmática vocalista

Foto por Gobinder Jhitta

O MYRKUR lançou o novo single “Valkyriernes Sang”, parte do próximo álbum de estúdio “Spine”, que será lançado no dia 20 de Outubro via Relapse Records.

O MYRKUR, representado pela vocalista Amalie Bruun, retorna a sua conexão com a mitologia escandinava no épico black metal etéreo “Valkyriernes Sang”.

Os seus vocais comoventes, cantados no dinamarquês nativo de Bruun, dão peso e deixam espaço para a interpretação. “Escrevi esta canção depois de voltar a mergulhar em diferentes interpretações das velhas sagas nórdicas, particularmente a saga de Njál e os poemas sobre os valkyrier – ‘Spydsangen’ (‘A Canção da Lança’)”, conta. “Sempre me fascinaram as figuras do valkyrier na mitologia nórdica, o seu poder, o seu papel nas batalhas, em Valhalla e com Odin”.

É o último single do seu próximo álbum, Spine, que define um novo rumo para a enigmática compositora, multi-instrumentista e vocalista. Desta vez, o Myrkur reuniu-se com o produtor Randall Dunn no estúdio islandês Sundlaugin, do Sigur Rós, para negociar o contraste entre a mais profunda ligação humana entre mãe e filho e um mundo cada vez mais desconectado e alienante, desde as restrições e o isolamento da pandemia até à ascensão da Inteligência Artificial. É o trabalho mais aberto de Myrkur até à data – as vozes límpidas e cristalinas de Bruun são um barómetro hiper-sensível, finamente sintonizado para estados em que a felicidade, a ansiedade, a dor, a intimidade e o desejo de viajar psíquico coexistem, tecendo traços abrangentes do seu passado musical em novas formas arrebatadoras e tentadoras.

Coluna vertebral é um título com uma série de conotações potentes: crescimento, força, desafio, um núcleo do nosso ser e flexibilidade. É o que sustenta um ser humano e nos permite reconstruir. É um álbum que engloba todas estas características – um ato de renascimento que equilibra os nossos momentos mais eufóricos e os mais sombrios.

As viagens artísticas mais pessoais raramente seguem um caminho previsível. Ao longo de três álbuns de estúdio, dois EPs e uma partitura teatral sob a bandeira do Myrkur, Bruun tem estado disposta a desmontar as convenções de género e a mergulhar profundamente no seu âmago, remapeando as suas raízes folclóricas dinamarquesas e o black metal no mais dinâmico dos terrenos internos.

Enquanto a aclamada estreia “M”, de 2015, e os álbuns “Mareridt”, de 2017, induzidos pelo pesadelo, reforçaram o black metal com correntes emocionais que eram, por sua vez, arrebatadoras e angustiantes, impregnadas de tradição, mas inflamadas em actos coruscantes de libertação, “Folkesange”, de 2020, encontrou refúgio na durabilidade e na narrativa arquetípica do folclore escandinavo, misturando canções antigas e novas numa tapeçaria que ligava o individual e o universal, mais uma vez alcançando forças elementares para invocar algo ressonante e não vinculado.

Mas se há consolo a ser encontrado na continuidade, o Myrkur tem estado frequentemente igualmente sintonizado com as forças da agitação, a natureza sempre mutável da música de Bruun e o diálogo contínuo entre os dois. Na arte, tal como na vida, há rubicões para atravessar, novos capítulos para navegar e sensações para explorar, e o ato de auto-exame que dá sentido a tudo isto é, pela sua natureza, também um ato de reinvenção.

“Spine” será lançado a 20 de outubro pela Relapse Records em CD, Vinil e em todas as plataformas de streaming a nível mundial.

O tracklist do álbum é:

1 – Balfaerd
2 – Like Humans
3 – Mothlike
4 – My Blood Is Gold
5 – Spine
6 – Valkyriernes Sang
7 – Blazing Sky
8 – Devil in the detail
9 – Menneskebarn

MYRKUR online: MYRKUR | INSTAGRAM | FACEBOOK

Confira também o vídeo oficial da faixa “Mothlike”:

Related posts

CREMATION PYRE – Ep saindo em tape no Brasil pela Angel of Cemetery Rec

Fábio Brayner

DESTRUCTION – Banda divulga vídeo de “Born to Perish”

Fábio Brayner

RITUAL NECROMANCY/FOSSILIZATION – Split MCD sai no dia 25/02 pela Everlasting Spew Records

Fábio Brayner