O MONS VENERIS é uma banda de black metal portuguesa que conta com uma discografia gigantesca e tem lançado suas profanações musicais desde 2003, quando foi formada. Esse EP auto intitulado foi lançado no primeiro dia de 2021 e traz apenas duas músicas “Ritual of a Neverending Doom” e “A Scythe Infested with Plagues” e uma pega que mistura de forma competente uma música primitiva e ritualística ao mesmo tempo.
Não é de forma alguma um black metal que soe mais acessível. A primeira faixa é exatamente essa crueza estilística se unindo a uma sonoridade hipnótica que vai envolvendo o ouvinte em seu mais de dez minutos de duração. Acredito que o resultado final acabe sendo um tanto massante por causa exatamente da duração da faixa.
Já a segunda música soa quase como uma gravação ensaio, ultra primitiva e com mais velocidade (mas não muita). Lembra completamente o black metal mais primal do início dos anos 90. Uma música mais orgânica. No geral o MONS VENERIS executa seu som de forma competente, mas burocrática. Apenas para os mais fanáticos por essa atmosfera crua e direta.