DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 01/10/2021
Os gregos do KATAVASIA se tornaram uma das bandas mais emblemáticas da atual cena grega, seja por seu resgate da sonoridade clássica do black metal helênico, seja pela sua extrema qualidade. Com o lançamento desse “Invoking the Spirit of Doom”, a banda repete o mesmo caminho percorrido desde o seu início. Grava um álbum de estúdio e a seguir lançar um compacto de sete polegadas. Aconteceu isso após o lançamento do debut álbum “Sacrilegious Testament”, quando a banda lançou “Daemonic Offering” e acontece agora, após o lançamento de “Magnus Venator”.
A linha que une todos esses lançamentos é exatamente a qualidade mágica de sua composição. O black metal grego melódico se materializa mais uma vez, porém pode-se perceber que algo de novo é apresentado nesse curto lançamento de apenas duas músicas. A primeira faixa “Descending to Acheron” traz uma pegada diferente ao KATAVASIA e que me lembra bastante o magistral Absu. Então o que vai ouvir nessa faixa é uma improvável e inesperada mistura entre o Absu e o Katavasia. Há ainda os elementos do metal grego, mas também há uma crueza clássica que se ouve no som da extinta banda americana. Isso faz a composição ser ainda mais especial. O uso dos teclados aqui dá um toque especial à essa composição.
A segunda faixa “Premonition of Doom” já segue a linha mais tradicional do próprio KATAVASIA e é puro metal negro helênico. Grandes riffs e melodias que mostram claramente do que o KATAVASIA é feito. A própria arte da capa desse lançamento é realmente incrível. Trata-se da imagem de uma escultura de cera feita por Gaetano Giulio Zumbo, chamada de “Alma Condenada” e criada por volta de 1680. Um lançamento curto, mas que solidifica a posição do KATAVASIA como um dos grandes nomes do metal extremo da Grécia.