CD/EP/LP

KANONENFIEBER – Yankee Division (2022)

KANONENFIEBER (Alemanha)
“Yankee Division” – Lançado em 23/03/2021
Noisebringer Records (Alemanha) / Avantgarde Music (Itália) – Importado
8,50/10

Em fevereiro do ano passado, o projeto KANONENFIEBER ganhou vida com o excelente álbum “Menschenmühle”, resenhado para o “The Old Coffin Spirit”. Também entrevistei o músico responsável, de pseudônimo “Noise”.

 Recentemente, ele reativou o KANONENFIEBER lançando o EPYankee Division”, mantendo foco na Primeira Guerra Mundial com seu Black/Death Metal melódico de primeira linha. O material estreou mundialmente em 23/03/22, com a versão digital lançada pelo selo de sua propriedade – “Noisebringer Records” e em Vinil 7” pelo selo italiano “Avantgarde Music”.

 O EP contém apenas duas faixas, somando pouco mais de dez minutos. Vamos aos detalhes:

 A primeira faixa é “The Yankee Division March”, que tem como intro uma música curtinha de propaganda de guerra da época. O instrumental extremo rompe com veemência, e lentamente cria tensão até uma explosão veloz e intensa, tendo à frente as guitarras sempre afiadíssimas de “Noise”. Aqui, como em qualquer de seus projetos, os riffs melódicos são preponderantes e lideram furiosamente a carga no campo de batalha.

O trabalho de bateria também vale destaque pela potência dos blasts e linhas muito bem compostas e executadas. Os vocais são ótimos, e contam com a participação especial de “Trevor Strnad” (THE BLACK DAHLIA MURDER).

 As letras foram compostas em alemão e inglês, e descrevem detalhes reais de uma batalha fundamental da Primeira Guerra Mundial, ocorrida em Saint-Mihiel (França), entre as forças expedicionárias dos Estados Unidos, aliadas às tropas francesas (110 mil homens) e as desorganizadas forças alemãs, que estavam em processo de retirada.   

 “Die Fastnacht der Hölle” inicia com percussão marcial e vocais marcando os passos dos soldados em marcha. O “Carnaval do Inferno” do título retrata a batalha de 1918 nas florestas de Belleau (França), quando as forças alemãs promoveram uma ofensiva durante a primavera, e foram duramente rechaçadas pelos soldados americanos (junto aos franceses e britânicos). Na época, os alemães apelidaram os fuzileiros navais norte-americanos de “Cães do Inferno”.

 O som é menos veloz, mais cadenciado e melódico que o da faixa anterior. Há ótimos, numerosos e cativantes riffs em tremolo, que conduzem a música eficientemente.

 Mais um excelente registro do KANONENFIEBER, dessa vez extremamente compacto. Recomendável aos fãs de HAILS OF BULLETS (HOL), GOD DETHRONED (HOL), MEDICO PESTE (POL), DECAYING (FIN), 1914 (UCR), MINENWERFER (EUA), MEMORIAM (GBR).

 A duração total do EP é de 10:58 minutos, segue abaixo o Tracklist:

1 – “The Yankee Division March”

2 – “Die Fastnacht der Hölle” (O Carnaval do Inferno)

Related posts

VIO-LENCE – Let the World Burn (EP 2022)

Fábio Brayner

SWARM CHAIN – “Looming Darkness” (2022)

Fabio Miloch

VERMIIS – Repugnant State (EP 2023)

Fábio Brayner