Quando se fala em post-metal o receio do que vem pela frente é sempre algo palpável, já que mexe com nossos medos de ouvir algo que possa descaracterizar o metal que sempre ouvimos, mas bandas como o HEMELBESTORMER ajudam a derrubar essa primeira impressão, já que o temos aqui é uma banda de metal, MAS que se enrosca de maneira profunda com uma proposta que se baseia em criar algo que vá além da mera música. E uma tentativa de construção de uma experiência e esse “Collide & Merge” oferece isso.
Uma faixa de abertura que ultrapassa os 18 minutos de duração é uma aposta arriscada, mas “Collapsar” cumpre seu papel de maneira irrepreensível. É uma faixa com uma carga emocional gigantesca, até simples em sua estrutura e execução, mas que foca no feeling acima de tudo. Sons que imitam a natureza criam uma ponte dentro da própria composição, que vai mais fundo na melancolia e tudo isso sem a necessidade de uma vocalização. O peso é friamente calculado para quebrar o clima.
A próxima é “In Praise of Sun” e existe mais maldade em sua melodia, uma aura mais carregada e ainda assim cheia de poder. Na mesma pegada segue “Quasar”, mais arrastada, mais doom e ainda mais carregada de energias negativas que a faixa anterior. Nessa faixa vozes surgem, mas são como sussurros na neblina. Estão lá, você sabe disso, mas não sabe ao certo de onde elas vem. O efeito é fantasmagórico.
A faixa que destaco nesse álbum é a tétrica “Void”, que une uma sonoridade quase hipnótica com arranjos muito interessantes. “Collide & Merge” é um álbum hermético em sua essência. Não acredito que muitos irão entendê-lo, mas aqueles que o fizerem irão se deparar com um trabalho de qualidade indiscutível.
O HEMEBELSTORMER foi criado em 2012 e “Collide & Merge” é o seu terceiro álbum oficial. O primeiro chama-se “Aether” (2016) e o segundo é “A Ring of Blue Light” (2018).
Tracklist:
- Collapsar
- In Praise of Sun
- Quasar 11:57 instrumental
- Collide and Merge
- Void
- Decoding the Light Vault
- Portals IIII
LINKS:
http://www.facebook.com/Hemelbestormer