CD/EP/LP

GALVANIZER – Prying Sight of Imperception (Adv. 2021)

GALVANIZER(Finlândia)
“Prying Sight of Imperception” – CD 2021
Me Saco un Ojo Records/Everlasting Spew Records – Importado
8,5/10

DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 30/07/2021

Os talentosos e jovens maníacos finlandeses do GALVANIZER chegam ao seu segundo álbum de estúdio, “Prying Sight of Imperception”, que será lançado em 30/07/21 sob conspiração dos selos “Me Saco um Ojo” (em Vinil) e “Everlasting Spew” (em CDs).

Formado em 2013, o trio “Vili Mäkinen” (Baixo, Vocais), “Aleksi Vähämäki” (Guitarras, Vocais) e “Nico Niemikko” (Bateria) já havia lançado um aclamado primeiro álbum em 2018, intitulado “Sanguine Vigil”.

A banda tem como foco o Death Grind, demente e herética união entre Death Metal e Grindcore que gera híbridos Neandertais, totalmente desprovidos de sensibilidade.

The Sanguine Legacy” é a intro curtinha, com efeitos sonoros sintetizados e vozes sinistras balbuciando algo ininteligível; “Servants of the Scourge” abre os trabalhos propriamente ditos, com Death 100% tradicional, oldschool e fulminante, finamente envenenado com toques de Grindcore. As levadas são pra lá de empolgantes, trampo excepcional das guitarras “gordas” e do batera “Nico”. Os vocais seguem a tradição das bandas compatriotas, com urros graves no melhor estilo “Cookie Monster”. Baixo presente, plenamente audível e energético.

The Inexorable” segue cativante e bem equilibrada, o uso discreto de sintetizadores forja com inteligência uma atmosfera angustiante, complementando a brutalidade absurda do instrumental. As seções de ritmo médio são atraentes, fazem perfeito contraponto às mais velozes.

Blaze from Within” vê a banda explorando o Death Grind com excelência. Timbre das guitarras excepcional, som de baixo pulsando pungente, bateria esmagadora distribuindo blasts e vocais ganhando mais variação, com a adição de backing vocals atormentados.

 “Chthonic Profanation” tem abertura matadora, com as guitarras remetendo ao melhor do Death Metal Sueco. A bateria mantém-se veloz, com muita criatividade nas linhas, não há estagnação. Groove monstro, produção no ponto… um dos melhores sons de baixo em álbum de metal extremo dos tempos recentes.

 “Ground Above” é uma faixa curta, e cheia de alternativas. Explora em algumas seções níveis ultrajantes de velocidade, voltando com tudo ao ritmo médio, onde abusa do peso, dos riffs grudentos e dos ganchos imundos e convidativos do Grind. “Dia de Muertos” segue a pegada insana da antecessora, com show de intensidade e qualidade instrumental acima da média. Som empolgante demais!

 “The Ever-Crescent” convida ao headbanging, desde seu início mais contido até a aceleração brusca que descamba para a tosqueira. Outra faixa onde o batera quebra tudo. “Grotesque Devotion” é bruta de ponta a ponta, com ótimos riffs e melodias sujas que remetem à escola sueca do ENTOMBED e DISMEMBER.

 “Of Flesh Unknown” é a faixa mais extensa, em torno de cinco minutos. Celebra o Death Grind e o Death Metal em seus formatos mais tradicionais, sem meramente copiar nenhum dos grandes nomes da cena e injetando um gás bacana ao estilo. A passagem final desse som, com instrumental mais limpo e melodioso, fecha o trampo com emoção, de forma brilhante.

Segundo álbum excepcional do GALVANIZER, muito divertido. Deverá constar em muitas listas de melhores do ano, principalmente dentro do universo Death Metal. Para fanáticos por EXHUMED (EUA), DISMEMBER (SUE), ENTOMBED (SUE), GENERAL SURGERY (SUE) e CARCASS (ING).

Relação das dez faixas do disco, totalizando os 31:01 minutos de duração:

1 – “The Sanguine Legacy”

2 – “Servants of the Scourge”

3 – “The Inexorable”

4 – “Blaze from Within”

5 – “Chthonic Profanation”

6 – “Ground Above”

7 – “Dia de Muertos”

8 – “The Ever-Crescent”

9 – “Grotesque Devotion”

10 – “Of Flesh Unknown”

Destaques: A quarta faixa “Blaze from Within” é estupenda, explode com a energia de um artefato nuclear. A sexta “Ground Above” é igualmente memorável, bem como sua sucessora “Dia de Muertos”.

Related posts

BESTA – Terra em Desapego (CD 2023)

Fábio Brayner

HORRIFIED – Sentinel (MCD)

Fábio Brayner

WITCHING ALTAR – Morningstar (EP 2023)

Walter Bacckus