EXCITER / BAT – Live Brasília/DF
Local: Toinha Live Show – Brasília/DF
Data: 05/04/2024 – 19:00
Brasília se tornou, nos últimos três anos, a capital do metal, não do Rock, como se fala há tantos anos. A quantidade de bandas e shows que tem acontecido aqui no DF é algo impressionante e certamente não podíamos estar passando por momento melhor, tanto que fica até difícil acompanhar tanto show internacional.
Um desses momentos foi a passagem por terras candangas do lendário power trio canadense EXCITER comemorando a tour “40 Years of Heavy Metal Maniac”. Essa passagem acontece 38 anos da primeira apresentação da banda em Brasília, ocorrida em 1986. Outra era geológica praticamente. Na mesma forma que na primeira vez, o EXCITER não iria deixar pedra sobre pedra, mas antes desse massacre, o grupo norte-americano BAT iria esquentar a noite e fazer o Toinha Brasil Show virar um pequeno inferno com seu speed punk metal tocado com raiva, energia e total caos.
O BAT é um grupo originário de Richmond, Virginia e que foi formado em 2013. A banda conta em sua formação com dois membros do Municipal Waste, o que já é uma baita credencial, visto que o Municipal Waste é um dos melhores grupos de crossover da atualidade. O show foi realmente fudido. Colocou a galera para agitar desde a sua primeira composição e faixas como “Ritual Fool”, “Streetbanger”, “Cruel Discipline” entre outras, incendiaram o Toinha e deixaram o público mais satisfeito com a apresentação do trio. A banda tem total controle de palco e fez um set list realmente poderoso e mostrou uma banda coesa e com um som totalmente underground.
Após uma pequena pausa era chegada a hora do EXCITER e o que veio a seguir foi uma apresentação eletrizante de um grupo que já completou 44 anos de carreira e que continua subindo em palcos mundo afora e mostrando sua música como se o tempo não houvesse passado. É verdade que, infelizmente, que aquele vocal visceral do lendário Dan Beehler há um bom tempo não é mais a mesma coisa, mas tudo é feito com tanta garra, que tudo se torna menos importante enquanto um caminhão de clássicos é executado pelos canadense.
O show foi intenso do início ao fim e todos os presentes erguiam os braços e cantavam a plenos pulmões músicas clássicas como “Stand Up and Fight”, “Heavy Metal Maniac”, “Feel the Knife”, “Pounding Metal”, “Violence & Force”, “Long Live the Loud” e ainda uma versão para “Iron Fist”, do saudoso Motörhead, que fechou a noite.
O Toinha nesse dia NÃO estava com pista vip, o que deixou todo mundo mais confortável. Esse tipo de pista em um local tão pequeno é ridículo e nunca vou deixar de tocar nesse assunto. Não ter aquelas grades deixou todos à vontade para curtir de onde queriam. Outro ponto positivo foi o som. Comparado ao show do Death to All, tudo estava audível e com qualidade, iluminação idem. O evento realmente foi matador e espero que ocorram outros assim. Para quem gosta do mais verdadeiro metal dos velhos tempos, a noite foi inesquecível.
BAT setlist:
RITUAL FOOL
MASTER OF THE SKIES
CODE RUDE
WILD FEVER
YOU DIE / LONG LIVE THE LEWD
RITE FOR EXORCISM
BLOODHOUNDS
WINGS OF CHAINS / RULE of the Beast
ICE
STREETBANGER
CRUEL DISCIPLINE
TOTAL WRECKAGE / BAT
EXCITER setlist:
Stand Up and Fight
Heavy Metal Maniac
Breakdown the Walls
Iron Dogs
Evil Sinner
Feel the Knife
Die in the Night
Living Evil
Pounding Metal
Guitar Solo
Beyond the Gates of Doom
Violence & Force
Long Live the Loud
Iron Fist