CD/EP/LP

ESCARNIUM – Rex Verminorum (Reissue 2020)

ESCARNIUM (Brasil/Alemanha)
“Rex Verminorum” – CD Reissue 2020
Cianeto Discos – Nacional
9,5/10

Não há como duvidar do potencial de uma banda quando ela já começa lançando demo tapes e eps com a qualidade que os baianos (agora radicados na Alemanha) do ESCARNIUM fizeram há pouco mais de uma década atrás. A banda colocou como norte desde o seu início executar um death metal da velha escola e com foco em riffs matadores e passagens realmente poderosas. Esse lançamento da Cianeto Discos é simplesmente sensacional pois traz a selvageria de uma banda ainda em seu início.

O CD “Rex Verminorum” é uma compilação com o EP “Rex Verminorum” de 2011 e a demo tape “Covered in Decadence”, lançada dois nos antes, em 2009. As três faixas que compõem o EP são realmente uma evolução perceptível de algo que já era muito bom. Primeiramente temos uma produção muito mais encorpada. Muito mais peso e também, porque não, maturidade. “Dark Clouds Above Hell´s Fire” é matadora, grande faixa de abertura, mas “Self Proclaimed Messiah” é o que eu chamo de death metal de verdade. Partes rápidas, peso avassalador, riffs que ficam grudados na sua mente e um clima fudido. A terceira faixa “Rex Verminorum” tem um quê de Vomitory e umas batidas e vocal que me lembraram o inigualável Immolation em seu primeiro álbum. O que diferença o ESCARNIUM dessas bandas e a veia mais melódica que surge em alguns riffs, dando mais clima às composições.

A demo tape já inicia com a faixa título “Covered in Decadence” e o que se destaca é a excelente produção. Quem dera todas as demos nacionais tivessem uma qualidade assim. Música rápida e certeira que abre o caminho para a avalanche de “Enfeeblement and Iconoclasm”, aquela faixa que fica na cabeça. Puta death metal made in Bahia com brutalidade, sujeira e rifferama desgraçada. Outra faixa irrepreensível é a carregada “His Final March”. Clima pesado e o culto da morte é representado aqui, assim como na faixa que encerra esse material, a old school “Slaves of an Ending Fate”.

A produção desse lançamento é simples até, mas totalmente condizente com o espírito underground desses dois materiais. Se você não conhece o ESCARNIUM e diz que gosta de death metal nacional reveja suas fontes e vá atrás desse lançamento imediatamente.

Related posts

AR DA DESGRAÇA – Enigmática Perpétua Sinfonia (2020)

Walter Bacckus

CANNIBAL CORPSE – Violence Unimagined (CD 2021)

Fábio Brayner

GALAXY – “Lost from the Start” (2019)

Fábio Brayner