Já são 11 anos desde o lançamento do gigantesco álbum de estréia dos americanos do DISMA e finamente agora foi lançado um novo EP com apenas três músicas. “Earthendium” dá continuidade de forma magistral a um death metal que mostra claramente o que esse estilo tem a oferecer em sua essência.
O DISMA não procura reinventar a roda ou descobrir o fogo. A coisa aqui é simples e direta: criar um death metal tradicional até os ossos, com um peso descomunal e riffs que são capazes de cortar aço. A banda manteve intacta a sua personalidade e isso se reflete nos cerca de 22 minutos de duração que esse EP possui.
A primeira faixa “Imprecation of Diabolical Scourge” é um death metal com fortes influências de doom metal que arrasta o ouvinte pelo asfalto. As bases são pegajosas e climáticas em um nível altíssimo. Ainda que seja uma faixa que busque peso e atmosfera densa, ela consegue também criar uma visão de diversidade de andamentos, arranjos e melodias obscuras. De certa forma há algo que remonta ao Incantation, porém passando longe da brutalidade dessa banda.
O ar se torna mais rarefeito e denso com o início de “Beyond the Dimensionless”, uma faixa que mergulha ainda mais fundo num clima introspectivo e cheio de névoa do death metal que se recusa a abraçar elementos mais moderno. Felizmente. O nível de tradicionalidade, crueza, peso e “metalidade” da morte são estratosféricos. Infelizmente o novo tabalho é curto e a próxima faixa encerra esse material.
“Earthendium” não se afasta das outras composições. Ela é uma continuação natural de um trabalho que mostra que o death metal tradicional não se deixa abater com o surgimento de novas abordagens estilísticas. E quando tudo acima é capitaneado pelo vocal de Mr. Pillard (responsável pelos vocais de um dos mais importantes e icônicos álbuns do estilo) a coisa se torna ainda mais densa. A capa desse EP é belíssima e repete a qualidade obtida no primeiro álbum. Espero que a banda não demore muito mais tempo para lançar o seu segundo álbum oficial. Três composições obrigatórias para o seu playlist.
Tracklist:
1) Imprecation of Diabolical Scourge
2) Beyond the Dimensionless
3) Earthendium