O primeiro review do ano não poderia ser melhor do que esse aqui. Vindo da lendária cena death metal sueca, o DEATH REICH entrega aqui um EP que simplesmente chuta sua bunda por vários quarteirões sem piedade. Ainda que o death metal sueco tradicional seja incrível, foi refrescante ouvir uma banda daqueles lados adotando o metal da morte com características diversas do que apenas colocar o pedal HM no talo e tentar soar como o Entombed ou Dismember.
O DEATH REICH trilha estradas de puro caos e brutalidade. Temos uma banda aqui realmente brutal, com riffs cortantes, blast beats destruidores e uma energia quase nuclear emanando de suas músicas. Se tivesse que apontar proximidades, os caras estão muito mais próximos de um Vomitory, Monstrosity, Brutality ou até mesmo um pouco de Cannibal Corpse do que de seus conterrâneos do swedish death metal.
“The Final Plague” é a faixa título e responsável por abrir o EP e já chega chutando a porta. Música poderosa e impactante do início ao fim. O seu início é absolutamente ignorante e já me deixou com um sorriso no rosto. Isso é death metal seus malditos. Direto, com a complexidade no seu nível ideal e bruto, realmente bruto. Com uma produção excelente e musicalidade lá em cima, esses caras não brincam em serviço. A próxima faixa é cheia de riffs intrincados. “The Creator” começa cadenciada e logo em seguida vai crescendo em intensidade. Gostei muito dos solos e como foram usados e encaixados na música.
“Disgrace” vem na sequência e o título dessa música é perfeito para o que você está escutando. Acredito que essa seja minha faixa favorita e ela tem algo que me lembra o estilo de composição do saudoso Fabiano Penna do Rebaelliun nas partes mais rápidas. A última faixa da banda é a poderosa “The Night Will Fall”, que tem uma pegada mais contida e pesada, com bases realmente climáticas e poderosas. Finalmente a banda presta sua homenagem ao monstruoso Entombed com a faixa “Eyemaster”, primeira faixa do álbum “Wolverine Blues”, lançado em 1993. Essa versão do DEATH REICH simplesmente ficou perfeita.
O DEATH REICH deixa claro que não está brincando e lança um material curto, mas realmente foda. Na playlist por um bom tempo.
Tracklist:
- The Final Plague 03:14
- The Creator 02:40
- Disgrace 02:42
- The Night Will Fall 03:49
- Eyemaster (Entombed cover) 3:21