CD/EP/LP

DEAD CHASM – “Dead Chasm” (EP 2022)

DEAD CHASM (Itália)
“Dead Chasm” – Lançado 08/03/2022
F.D.A. Records (Alemanha) – Importado
8,00/10

O DEAD CHASM é uma formação italiana recente, de 2020, e que acaba de lançar o seu primeiro registro oficial, um EP homônimo. Os alemães do selo “F.D.A. Records” estão disponibilizando a versão em mídia física (CDs) e digital.

 O som desenvolvido é Death Metal da velha escola, pesando a mão no Doom. A infestação global com artistas seguindo essa linha é benéfico e produtivo, principalmente porque uma boa parte dessas bandas vêm agregando qualidade, como é o caso aqui.  

 Integram a banda o trio “L.” (Lorenza de Rossi – Guitarras e Vocais), “G.” (Luigi Corinto – Baixo) e “D.” (Davide Baccetha – Bateria), todos com histórico de participações em outras bandas, as quais atuam (ou atuavam) no Thrash, Death, Black Metal e até Grindcore.  

 A duração curtinha do EP, abaixo de 20 minutos, é compensada pela intensidade das três composições autorais e um cover (do NIRVANA 2002). Não é intenção do trio revolucionar o subgênero, nem reinventar nada, ou soar super técnico. O propósito é nitidamente elaborar Death Doom Metal de alto nível, descomprometido, sombrio, brutal e que exale miasmas hediondos.

 A primeira indicação disso é a capa, de veia totalmente clássica, com uma ilustração foda em branco e preto. Trampo muito louco do espanhol “César Valladares”.

 Os vocais guturais de “L.” são abissais, e me agradam muito. Ela também desenvolve um trabalho muito sólido com as guitarras, destacando-se individualmente.

 Entrando especificamente nas faixas, temos “Carved Into Obscurity”, que inicia arrastando-se lentamente como um predador oculto, à espreita. Com mais ou menos 2:30 minutos rolando, transforma-se ganhando velocidade, com ímpeto e energia letais.

 Em seguida, “Spawned in Desolation” chega chutando traseiros com riffs colossais e uma seção Doom arrepiante, que prepara gradativamente o terreno para uma aceleração carniceira e altamente viciante, explodindo pouco além dos dois primeiros minutos.  

 A última música autoral é “Left Unkown”, que abre com um segmento climático e os vocais sepulcrais. Oscila intensamente, ganhando muita potência e peso nas acelerações. 

 O cover “Slumber” fecha o EP, prestando homenagem à excelente e pouco mencionada banda sueca NIRVANA 2002 (recomendo a compilação “Recordings 89-91” que saiu pela “Relapse Records” em 2009). Death Metal puríssimo, típico da escola escandinava, cover bem escolhida e otimamente executada.

 Ótima apresentação do DEAD CHASM ao mundo. Nome que coincidentemente funde aqueles de duas das minhas bandas preferidas (DEAD CONGREGATION e THE CHASM). De qualquer forma, um EP que demonstra potencial e me deixa ligado nos próximos passos dos italianos.   

 Recomendável aos fãs de INCANTATION (EUA), AUTOPSY (EUA), DEAD CONGREGATION (GRE), FOSSILIZATION (BRA), GRAVE MIASMA (GBR), DISMA (EUA), FATHER BEFOULED (EUA), CORPSESSED (FIN), KRYPTS (FIN).

 Tracklist a seguir, duração total de 19:44 minutos:

1 – “Carved Into Obscurity”

2 – “Spawned in Desolation”

3 – “Left Unkown”

4 – “Slumber (NIRVANA 2002 Cover)”

Related posts

TRENCHANT – Commandoccult (CD 2022)

Walter Bacckus

SINIRA – The Everlorn (CD 2020)

Fábio Brayner

BURN THE MANKIND – Chaos Matter (EP 2020)

Fábio Brayner