O CAVALERA se tornou sinônimo de música de metal extremo, um nome que até hoje mantém a mais alta consideração, um legado familiar construído sobre décadas de agressão musical. Em 2023, Max e Iggor Cavalera realizaram o que alguns diriam ser um feito impossível: eles revisitaram seus primeiros lançamentos, “Morbid Visions” e “Bestial Devastation”, e os regravaram com uma intensidade de quebrar ossos. Um risco que poucos se atreveriam a tentar, mas, ainda assim, eles alcançaram de forma artística e prolífica o som cru que é sua marca registrada por meios que só poderiam ser descritos como mágica ou viagem no tempo.
Parece que a bola não parava de rolar, pois agora eles estão entrando no capítulo final de sua trilogia dos primórdios. “Schizophrenia” é um álbum icônico em termos de thrash e death metal antigo, um nome familiar para aqueles que investem no metal extremo. Foi nesse ponto que os Cavaleras refinaram suas músicas sombrias, sujas e influenciadas pela velocidade, transformando-as em algo um pouco mais maduro, desenvolvido e técnico. Décadas depois, eles mais uma vez destrancaram o asilo que é “Schizophrenia”, abrindo as portas para aquela gravação banida e distorcida que será liberada para o mundo em 21 de junho pela Nuclear Blast Records.
A primeira amostra da reedição vem na forma de um videoclipe ao vivo para o single. ‘Escape To The Void’. Os fãs poderão curtir as imagens filmadas por Costin Chioreanu e Olivia Chioreanu da apresentação arrepiante da banda no 013 Venue em Tilburg, Holanda, em 2023.
Max Cavalera afirma: “A Trilogia do Terceiro Mundo está finalmente completa com Schizophrenia, Bestial Devastation e Morbid Visions, todas as três joias do underground brasileiro! Para mim, Schizophrenia é o experimento definitivo do death/ thrash! Eu estava inspirado a enfrentar o mundo e essa gravação mostra que meu compromisso é incansável! Essa é para todas as gerações curtirem! Toque no volume máximo!”
Iggor Cavalera comenta: “1987 foi um ano muito progressivo para o metal, com lançamentos como CELTIC FROST Into The Pandemonium, VOIVOD Killing Technology e BATHORY Under The Sign Of The Black Mark, então não foi surpresa como abordamos Schizophrenia, expandindo nossos limites de um som black/death metal para uma estética mais thrash metal. Ainda tínhamos algumas ideias do Morbid Visions e algumas músicas novas. Estou muito orgulhoso das composições e ainda mais orgulhoso de nossas regravações.”
O tracklist da regravação é:
- Intro – Re-Recorded
- From the Past Comes the Storms – Re-Recorded
- To the Wall – Re-Recorded
- Escape to the Void – Re-Recorded
- Inquisition Symphony – Re-Recorded
- Screams Behind the Shadows – Re-Recorded
- Septic Schizo – Re-Recorded
- The Abyss – Re-Recorded
- R.I.P. (Rest in Pain) – Re-Recorded
- Nightmares of Delirium
(Faixa nunca antes lançada)