Esse formato de compilation é a cara da cena underground do início dos anos 90. Eu conheci diversas grandes bandas por causa de CDs assim. Inclusive um dos melhores álbuns compilation nesse formato foi o clássico “In the Eyes of Death”, que apresentava ao mundo nomes como Asphyx, Tiamat, Morgoth…
A Black Hole resussuscitou esse formato por aqui e trouxe quatro nomes da atual cena de death metal que realmente merecem esse espaço. O BLOOD SPORE vem da Filadélfia e manda um competentíssimo death/doom metal na faixa “Olfactory Cordycipitaceae Ingress”. Boa banda e boa música.
Eu realmente gostei da banda seguinte, o fudido COAGULATE (Mineápolis/USA) , que comparece no split com a música “Up from the Vats (Coalescence of Metamorphic Human Flesh Within a Gelatinous Fetal Stew)”, uma pedrada sujona de death metal. O som é mais carregado e obscuro, mas com uma boa técnica por trás dessa capa toda. Grande som !
A terceira banda é o SOUL DEVOURMENT, que vem da ensolarada Los Angeles, mas com um som que não tem nada de alegre. “Veneration of the Ascended” é o melhor som desse split. Death metal carrancudo, rápido e visceral. A sequência de riffs cortantes aqui é perfeita, assim como as quebradas para partes mais cadenciadas. Finalmente vem os amigos do GUTVOID, única banda não americana do split. Eles são de Toronto, no Canadá que já entrevistei no T.O.C.S zine.
A banda vem com a matadora “Murmurations From Twlight Bodies”. A faixa é bem diversificada, pesadíssima e mostra uma nítida evolução no som dos caras, que já era muito bom em seu EP de estreia “Astral Bestiary”. A produção de todas as bandas é excelente, assim como do próprio lançamento da Black Hole Productions. Se você quer um raio-x de como anda o cenário subterrâneo do death metal, conferir esse CD é obrigatório.