CD/EP/LP

BLACK BRAID – Digital Singles 2022

BLACK BRAID (EUA)
“Barefoot Ghost Dance on Blood Soaked Soil” – Lançado em 01/01/2022
“The River of Time Flows Through Me” – Lançado em 01/01/2022
Independentes – Digital
8,50/10

Gostamos no “The Old Coffin Spirit” de apresentar aos nossos leitores bandas e projetos diferenciados.

Por isso, essa resenha tem como objetivo chamar a sua atenção para esse projeto recente de Black Metal, desenvolvido a partir de 2021 por um único Nativo Estadunidense de nomeSgah’gahsowáh”.

 O próprio define o seu som como “Black Metal Indígena desde as profundezas da região selvagem do Adirondack”, que é uma área montanhosa e gelada no estado de Nova Iorque, lar milenar de diversos povos naturais da América do Norte.

O artista lançou seus dois primeiros singles no início do ano, de forma independente e sem nenhum alarde. Ambos excelentes, com qualidade muito acima da média, e que deverão atrair selos interessados no álbum de estúdio já anunciado, que receberá o nome “BlackBraid I”.

 Meu primeiro contato foi por intermédio do Single “Barefoot Ghost Dance on Blood Soaked Soil”, um som de seis minutos e meio agressivo, de atmosfera carregada, exalando honestidade e espiritualidade, com trabalho excepcionalmente sólido de bateria e baixo, guitarras de timbre matador, riffs convincentes, cativantes e vocais rasgados perfeitamente encaixados.

 A música é excepcional, muito bem composta e executada com emoção, ótima técnica, melodias grandiosas e ótimas variações. Serve como amostra do conhecimento e capacidade do “Sgah’gahsowáh” de produzir Black Metal de elite.

 As letras são bem interessantes, também. Lamentam o sangue nativo derramado pela expansão dos colonizadores europeus, a violência e estupro cometidos contra os povos e a natureza, com ar que mistura profunda indignação, rancor e desejo de reparação.

 Logo na sequência fui conferir o segundo Single, de nome “The River of Time Flows Through Me”. E novamente, o nível de qualidade do som me impressionou muito, mais uma amostra devastadora do álbum que será lançado em breve.

 As guitarras soam gigantescas, riffs memoráveis seguem se sucedendo. O batera contratado “Neil Schneider” (CALLING OF PHASMIC PRESENCE, DIPLEGIA, VINTERTODT) fez um trabalho irrepreensível. Ele também ficou a cargo da gravação, mixagem e masterização. Esse segundo Single soa um pouco menos odioso, mantendo a agressividade e resultando em uma faixa mais épica.

 Honestamente, sem exageros. Se o álbum mantiver por completo a pegada desses dois Singles, teremos essa obra de “Native US Black Metal” concorrendo como uma das melhores do ano dentro do gênero. Agora é acompanhar pra ver quando sai o álbum, aguardarei ansiosamente.

 Enquanto isso, confira as duas músicas pelo YouTube, e visite as páginas do BandCamp e Instagram do BLACK BRAID.

 Altamente recomendável a qualquer fanático por metal extremo, especialmente aos que curtem Black Metal na linha de MGŁA (POL), KRIEGSMASCHINE (POL), UADA (EUA), TOTENWACHE (ALE), SIELUNVIHOLLINEN (FIN), FÖRGJORD (FIN), MISÞIRMING (ISL), HUMAN SERPENT (GRE).

Related posts

IMPEST – Bone Pit (DT 2023)

Fábio Brayner

MESHUGGAH – Immutable (2022)

Daniel Bitencourt

NEGATIVE PLANE – The Pact (Adv.2022)

Daniel Bitencourt