CD/EP/LP

BAXAXAXA – The Old Evil (MCD 2020)

BAXAXAXA (Alemanha)
“The Old Evil” – MCD 2020
Iron Bonehead Records – Importado
9/10

Eu havia recebido esse material para resenhar há algum tempo atrás e só poucos dias atrás pude parar para realmente ouvir o BAXAXAXA da Alemanha e em um primeiro momento pensei que se tratava de um relançamento de alguma velha demo tape dos anos 90. Ao ir atrás de informações sobre a banda fui surpreendido que é um material de cerca de 1 anos atrás. Realmente uma demo tape, mas não dos anos 90, mas sim de 2019. Não há nada aqui que me fizesse desconfiar de um material feito atualmente.

Esse MCD intitulado “The Old Evil” é puro black metal da velha escola, uma clara mistura do velho Samael e Tiamat/Treblinka, mas com algumas partes mais rápidas como nos primeiros álbuns da fase black metal do Darkthrone. A gravação realmente parece algo de muitos anos atrás. A atmosfera criada em todo o material é suja, obscura e totalmente underground. Depois de uma Intro, a faixa de abertura “Sepulchral Winds Return” é uma puta composição de black metal. A segunda faixa “In the Shadows They Lurk” é uma música mais primitiva e rápida e traz aquelas transições perfeitas entre batidas mais rápidas e cadenciadas, o que também da maléfica “Bells of Acheron”. Os sinos acompanhando o prato de bateria foram uma sacada matadora. O refrão é realmente um eco de velhos demônios ecoando e vociferando “bells… of… acheron…”. Isso é foda em muitos níveis.

Infelizmente o material não se estende mais e fecha com a cadenciada faixa título “The Old Evil” com alguns riffs e batidas mais lentos. Excelente material. Se você aprecia aquele black metal primitivo do início dos anos 90 o BAXAXAXA é uma banda que deve ser ouvida urgentemente. Infelizmente teremos que esperar por um álbum completo mas enquanto isso não chega “The Old Evil” é um sopro de ar pútrido a ser conferido.

Related posts

MALICE GARDEN – Supreme Instinct Numb (CD 2023)

Walter Bacckus

GOAT WORSHIP – Breathing a Dark Past

Fábio Brayner

ODAL – Welten Mutter (2021)

Fábio Brayner