CD/EP/LP

BASTARD GRAVE – Vortex of Disgust (2023)

BASTARD GRAVE (Suécia)
“Vortex of Disgust” – CD 2023
Pulverised Records – Importado
9/10

Lançamento em 10/03/2023

Um bom álbum deve soar como esse “Vortex of Disgust”. Não ultrapassar os 40 minutos, trazer uma produção excelente mas ainda suja o suficiente e principalmente oferecer um metal da morte tradicional até os ossos e com influências que são totalmente perfeitas como Autopsy, Coffins, Carcass antigo e a nata do velho death metal sueco.

O BASTARD GRAVE chega ao seu terceiro álbum e continua sua saga insana de criar e entregar metal da morte com cheiro de putrefação e execução insana. Quando “Sunder the Earth”, a primeira faixa do álbum, se inicia, você sabe que a banda não teve nenhuma ideia brilhante de soar diferente ou fazer experimentalismos sem sentido. O death metal do grupo evoluiu dentro de sua proposta e manteve a raíz sonora deles intacta.

“Icon Bearer” é quase esquizofrênica com seus efeitos no início, mas se rende tradicional logo em seguida. Podre, direta, suja, death metálica. Uma perfeita trilha sonora para o headbanging. “Necrotic Ecstasy” é uma das minhas favoritas pois coloca na mesa aquela sonoridade quase splatter de bandas como General Surgery e Necrony, mas ainda com o feeling do metal da morte sueco mais sujo.

Uma das músicas mais impactantes do álbum acaba sendo a lenta e pesadíssima “Consumed and Forgotten”. Um paredão distorcido atinge o ouvinte com toda a força. Doom death metal da mais alta qualidade. Há alguns momentos mais rápidos, mas é na ausência dessa pegada que a música se destaca.

O álbum como um todo investe muito nos climas tétricos criados pelas bases e riffs cortantes e isso, para quem aprecia essa linha de death metal, é primordial. “Nameless Horror” é uma dessas composições com grandes linhas de melodia da morte. “Hunger to Devour” cria quase um clima de filme de horror com seu início, deixando o ápice para a sua parte final quando as caixas de som explodem com o peso vomitado sem parcimônia.

As duas últimas faixas são “Eternal Decomposition” e “Vortex of Disgust”, ambas trazendo todos os elementos já citados, com a última tendo linhas de baixo que tremem o ambiente quando ouvida com o máximo volume.

“Vortex of Disgust” é um baita álbum que destila metal da morte com extrema qualidade, riffs cheios de sentimento e uma abordagem obscura que realmente o faz um dos melhores trabalhos do grupo.

Tracklist:

1.Sunder the Earth
2.Icon Bearer
3.Necrotic Ecstasy
4.Consumed and Forgotten
5.Nameless Horror
6.Hunger to Devour
7.Eternal Decomposition
8.Vortex of Disgust

Related posts

LEPROPHILIAC – Necrosis (2020)

Fábio Brayner

WOMBBATH – Agma (Adv. 2021)

Fábio Brayner

SALIGIA – Vasaevus (CD 2019)

Daniel Bitencourt