CD/EP/LP

BARK – Written in Stone (CD 2020)

Ouvindo pela primeira vez o som dos belgas do BARK e o que me chama a atenção logo de cara é a grande energia que emana das músicas incluídas nesse “Written in Stone”. O som é um metal com uma pegada mais contemporânea, mais moderna, ainda que esteja presente um acentuado cacoete do death metal e muito do thrash metal mais moderno, ou seja, é algo que transita entre momentos de brutalidade calculada, peso e várias partes para se bater cabeça.

O peso dessa gravação é descomunal graças ao trabalho do guitarrista e produtor da própria banda, Martin Furia (que também produziu o novo álbum das brasileiras do Nervosa). Existem momentos na sonoridade da banda que me lembram um pouco a estrutura musical do Benediction e algo de Napalm Death (as partes mais modernas), mas não se aproximando tanto dessas duas influências. Procurando mais informações sobre a banda descobri que eles são “classificados” como “groove metal/death´n roll” e sinceramente que escreveu isso realmente não entendeu. Há sim momentos mais “groove”, mas está distante de ser uma banda calcada em um som que aqui no Brasil chamamos de “pula, pula”.

O som é pesado, tem momentos de groove, uma produção ultra polida que dá sim uma roupagem moderna, mas está longe da classificação atribuída pelo Metal Archives. Sinceramente não é uma banda que normalmente faz parte da minha playlist. Definitivamente não. Mas para aqueles que apreciam essa pegada o BARK é uma banda extremamente competente, tem músicas muito bem feitas e um grande nível de profissionalismo, enfim, todo o pacote completo para se destacar no cenário europeu. Uma música que me agradou foi “Fistful of Diamonds”, além da pesada “I´m Wreck”. Um álbum para os fãs desse estilo. Vale ressaltar que a matadora arte da capa foi criação do artista brasileiro Alcides Burn, da Burn Art.

O tracklist de “Written in Blood” é:

1 — I’m a Wreck
2 — Hitman
3 — They Are All Dead
4 — Mass Lobotomy
5 — Devil Inside
6 — Written in Stone
7 — The Count of Monte Fisto
8 — Fistful of Diamonds
9 — The Spirit of the Streets
10 — Chain Reaction
11 — It Won’t Last Forever
12 — Last Breath
13 — To the Grave

Related posts

SACRILEGIA – The Triclavian Advent (Tape 2020)

Fábio Brayner

VAZIO – Eterno Aeon Obscuro (2020)

Fábio Brayner

ROTHADÁS – Kopár Hant​.​.​. az Alvilág Felé (2021)

Fábio Brayner