2021 teve seu último dia desecrado com sangue e brutalidade com o relançamento do EP “Invoking the Primal Chaos” em formato vinil pelo selo americano Hells Headbangers. Tendo sido lançado originalmente em 2019 no formato MCD, esse material é uma demonstração irrefutável da qualidade do metal extremo chileno.
Não falamos aqui de uma banda nova nesse negócio, mas sim de um grupo veterano que tem suas origens datadas de 1985 e que após uma longa parada e retorno em 2007, vem lançando materiais que só atestam que, como um bom vinho, o som do ATOMIC AGGRESSOR só melhora com o passar do tempo. As quatro composições que fazer parte desse mini álbum são puro metal da morte com todos os seus predicados em dosse máxima. Brutal, sujo, carregado e muito bem produzido.
“The Primal Chaos” abre o material de forma bruta e direta. Riff matador servindo de guia para uma devastação. A pegada mais old school aqui é um arregaço, assim como o vocal. Na sequência temos “Summoners Absolution”, que tem em sua essência algo do Morbid Angel, na fase do “Covenant/Domination“, ou seja, porradaria desenfreada com riffs assassinos. Aliás, o trabalho de guitarra em todas as faixas é soberbo. Grandes climas são criados a todo momento. Já “Primordial Wisdom” tem um pouco do velho espírito primitivo do Possessed, incluindo aí momentos mais complexos, mas não menos climáticos.
Finalmente a desgraça vem abaixo com “Archetypal Balance”, uma chibatada na orelha que irá deixar qualquer um desavisado com sérios problemas auditivos. Isso é death metal meus amigos. METAL DA MORTE made in Chile…. um trabalho curto, mas certeiro.