CD/EP/LP

ANAEL – Mare (2021)

ANAEL (Alemanha)
“Mare” – LP 2021
Into Endless Chaos Records – Importado
8,5/10

O ANAEL está na ativa desde 1999 e “Mare” é o seu quarto álbum de estúdio. A banda alemã de black metal aposta em uma sonoridade mais obscura e foge da receita nórdica do estilo, o que realmente me agrada, já que há elementos bem próprios na música desse quarteto. Essa originalidade tem aspectos musicais que me lembram os experimentalismos de bandas como o Necromantia, ainda que as duas bandas não tenham muito em comum. “Mare” também marca o encerramento de uma quadrilogia musical que foi dedicada aos quatro elementos: terra, ar, fogo e água.


A faixa que abre o álbum é “Odyssey”, uma composição que realmente me surpreendeu pela sua busca de uma atmosfera própria. Há velocidade, há peso, há momentos mais trabalhados, mas tudo feitos com maestria e arranjos muito interessantes. “Anachron” é, no geral, mais rápida, mas ainda oferece uma interpretação menos agressiva em vários momentos. Definitivamente o ANAEL é uma banda diferenciada, que busca sua própria visão da música que executa. Ouça “The Glass People” e isso fica evidente. A atmosfera dessa faixa é envolvente e também opressiva.

Ares mais épicos vem com “Sophia”, música com andamentos mais post black metal e um uso muito inteligente das melodias. Numa mesma pegada temos a penúltima música do álbum. “Dreamtide” é bastante emocional, uma composição de contrastes que funcionam de forma complementar. Há uma influência das velhas bandas de black metal mais sinfônico que dão um tempero a mais.

O encerramento vem com a misteriosa “The Darkness Within”, que busca criar uma ambientação mais pesada em seu início. Quando a música ganha momentos mais acelerados, ela trabalha muito bem os temas e melodias e aqui me lembrou um pouco os velhos Samael e Equimanthorn.

“Mare” é um álbum muito bom de uma banda que pode não inovar o estilo, mas busca essa inovação a cada composição e por isso já possui grandes méritos. Destaco as composições “Odyssey” e “Sophia”, duas da melhores faixas.

https://anael-iec.bandcamp.com
https://anaelofficial.bandcamp.com
https://intoendlesschaos.de
https://www.facebook.com/IntoEndlessChaos

Related posts

1914 – Where Fear and Weapons Meet (2021)

Daniel Bitencourt

ECTOPLASMA – Inferna Kabbalah (2022)

Daniel Bitencourt

ABERRATION – s/t (EP 2021)

Fábio Brayner