CD/EP/LP

ABLAZE MY SORROW – The Loss of All Hope (EP 2023)

ABLAZE MY SORROW (Suécia)
“The Loss of all Hope” – MCD 2023
Black Lion Records – Importado
9/10

O ABLAZE MY SORROW fez parte daquela primeira geração de bandas que não seguiram o death metal mais sujo de seus conterrâneos e abraçou uma abordagem mais melódica e com toques evidentes de heavy metal, criando uma sonoridade que ficou conhecida por todos como melodic death metal. Ainda que nem todos aceitem esse termo com tanta facilidade, é inegável que dentro dessa sonoridade vários trabalhos de extrema qualidade foram gerado.

Tendo sido formado em 1993 e com cinco álbuns oficiais lançados, o AMS chega em 2023 com o EP “The Loss of All Hope” e uma pegada que vai agradar até mesmo o mais radicais fãs do estilo. Trata-se de um trabalho que investe em um peso enorme e linhas melódicas que soam até mais agressivas pela forma que foram compostas.


A faixa de abertura “Tranfiguration (The Way of the Strong)” tem vocais mais limpos em seu início, mas que jogam diretamente no seu rosto a força lírica de um trecho como “If Jesus made wine out of water, then I´ll make wolves out of sheep”… (algo como “se jesus fez vinho da água, eu irei fazer lobos a partir de ovelhas). Trata-se de uma composição bastante intensa, com momentos mais sutis que se constituem na conexão com a proposta da música. Os riffs são intensos, assim como a vocalização extrema que detona nessa composição. A influência das guitarras do heavy metal tradicional são evidentes e excelentes.

“Boundless” é uma das melhores. Faixa pesadíssima que tem algo que nos remete ao trabalho irrepreensível do saudoso Dissection. Peso e melodia em doses equilibradas.

A próxima é “Rotten to the Core” e soa mais agressiva, com linhas de guitarra que são ao mesmo tempo melódicas e diretas. Magnus Carlsson e Dennie Lindén fizeram um trabalho magnífico em todas as faixas desse EP. A última composição tem andamentos mais obscuros e cadenciados. “Enclosed in Crystals of Ice” é um composição realmente muito boa.

O ABLAZE MY SORROW é uma banda que chegou a 2023 com um sonoridade totalmente atual, com uma qualidade indiscutível e uma pegada que agradará tanto aos velhos fãs quanto aos novos, que talvez não estão tão familiarizados com essa sonoridade.

Tracklist:

  1. Transfiguration (The Way of the Strong)
  2. Boundless
  3. Rotten to the Core
  4. Enclosed in Crystals of Ice

Related posts

INCANTATION – Unholy Deification (2023)

Fábio Brayner

MORTIFY – Fragments at the Edge of Sorrow (2022)

Daniel Bitencourt

CORPSESSED – Succumb to Rot (Adv. 2022)

Fábio Brayner