CD/EP/LP

SCENT OF DARKNESS – Insanitude ( Reissue 2022)

SCENT OF DARKNESS (Itália)
“Insanitude” – CD 2021
Nero Corvino – Importado
8,5/10

Tenho um fascínio imenso por bandas italianas de Doom Metal, e ao que parece elas também gostam dos meus destemperos literais, visto que sempre me procuram para resenhas. Algo que faço de bom agrado sempre que posso.

O SCENT OF DARKNESS  vem de Turim, capital de Piedmont, no norte de Itália, e é formado por Gianluca Moreo (guitarras e composições) e Lorenzo Telve (baixo, bateria e vocais).

Ativa desde 2018, a banda lançou apenas um EP até agora, “Insanitude”, originalmente concebido em 2020 e disponibilizado apenas no Bandcamp e plataformas de streaming. Posteriormente o registro ganhou versões físicas pelos selos Masked Dead Records e Nero Corvino, no ano seguinte. O trabalho é conceitual e versa sobre experiências psicológicas e sociais vividas pelo próprio Gianluca, apresentando temas como: depressão, psicose, abandono, desconfiança, delírio, solidão e esperança.

Musicalmente, o caminho trilhado pela dupla é um Funeral Doom Metal extremamente pesado, carregado por riffs poderosos, melodias e ambientações bem desenvolvidas, e vocais que vão de guturais assombrosos a limpos pontuais e marcantes. As influências funcionam como um atrativo a mais — Ahab, Novembers Doom, Doom:VS e Saturnus, em certos momentos, me lembrei do supremo Deinonychus, especificamente dos álbuns lançados após 2006.

O cortejo tem início com “Reborn” e seus acordes limpos. Os teclados vão criando camadas extras de tensão até que o peso lento do Funeral Doom faça-se onipresente. Os vocais sustentam a letra, que consegue ser depressiva e esperançosa ao mesmo tempo: “A noite está chegando, minha identidade está perdida. Perdido em meus pensamentos…”; e “Eu vou nascer de novo e derrotarei o meu monstro.” Quem luta contra a depressão bem sabe o peso que estas linhas possuem. “Trust Issues” é vocalizada por Gray Ravenmoon (Deviate Damaen, Hateful Desolation). Nela, ouvimos um Doom Metal extremamente melancólico e com fortes traços de Depressive Black Metal, claro que sem a crueza e minimalismo que marcam 90% das produções do gênero, aqui, temos algo mais estudado, profundo e rico.

Crowded Solitude” é mais uma bonita composição e revela todo capricho que músicos tiveram na composição e execução do material. Interessante perceber que mesmo sendo enquadrado como Funeral Doom, o álbum exibe diversas dinâmicas, camadas melódicas e um tempo curto para os padrões do estilo, embora muito bem explorado. Nada de alongamentos desnecessários, visto que as três primeiras faixas pouco passam dos cinco, sete e seis minutos. As cortinas descem na épica “Whispers From Nowhere”, cujo início acústico e as narrações remetem ao saudoso e enigmático Uaral. Logo a mesma tomada pela personalidade severa do Doom Metal. Os riffs monolíticos imperam e vez ou outra, de forma calculada, surgem inserções acústicas e edificações atmosféricas. O solo após o trecho recitado é absurdamente bonito!

Versátil, dentro de sua própria ciência musical, coeso e sólido, são esses os adjetivos que cobrem os 30 minutos de “Insanitude”. Já é tradição a Itália não decepcionar quando se trata de Metal lento, obscuro e angustiante, tradição essa mantida graças a bandas como o SCENT OF DARKNESS. Que lancem logo um trabalho completo!

Links:

Facebook: https://www.facebook.com/scentofdarknessofficial/

Instagram: https://www.instagram.com/scentofdarknessofficial/

Bandcamp: https://scentofdarkness.bandcamp.com/releases

Spotify: https://open.spotify.com/artist/7bZWviy3z1919r2asNju9B

Related posts

BIRDFLESH – All the Miseries (2021)

Fábio Brayner

SHROUD OF BEREAVEMENT – A Beautiful Winter (Adv. CD 2022)

Fábio Brayner

ANTIM SANSKAR — “Antim Sanskar” (2021)

Fabio Miloch