CD/EP/LP

FIRESPAWN – The Reprobate (Brazilian Reissue 2021)

FIRESPAWN (Suécia)
“The Reprobate” – CD Reissue 2021
Misanthropic Records / Extreme Sound Records – Nacional
9/10

Lançado originalmente em em 2017 pela Century Media, finamente fica disponível no mercado brasileiro esse “The Reprobate”, segundo álbum de estúdio dos suecos do FIRESPAWN. A audição dele nesse momento é um tanto agridoce, já que o vocalista L.G. Petrov morreu há pouco tempo, vítima de câncer, e todos os vocais nesse álbum são dele. Procurando não me deixar afetar pelo acontecido é preciso deixar claro que Petrov não precisa de nenhuma apresentação e todo o seu trabalho na cena death metal sueca e europeia foi irrepreensível e não seria diferente nesse álbum aqui.

O FIRESPAWN se firmou com um dos nomes mais fortes da cena extrema sueca e a razão é mais do que evidente. O death metal criado por esses caras é realmente algo de se tirar o chapéu. Brutal nos momentos certos, pesado e com um uso inteligente de riffs certeiros e partes mais cadenciadas e até mesmo melódicas. Apesar de ser sueca e trazer em seu DNA as qualidades daquele death metal tradicional que foi inventado no país, o FIRESPAWN buscou criar um trabalho que traz também uma produção mais poderosa. Todo o álbum é matador e destacar músicas em específico parece perda de tempo, então não irei aqui destacar as “melhores”, mas aquelas que faria um belo curso de introdução à música desse grupo.

A faixa de abertura “Serpent of the Ocean” é brutal e traz riffs realmente na cara, sem falar no clima criado por esses riffs, mesmo quando a música se torna totalmente brutal. O trampo de guitarras em “Blood Eagle” é fudido, assim como a pegada mais tradicional que vai sendo inserida. Os momentos mais brutais chegam a lembrar um pouco o material mais antigo do Vader. Para quem gosta do death metal com toques mais modernos “Full of Hate” é uma boa pedida. Particularmente me agrada mais a pegada pesada e quebrada de “Damnatio Ad Bestias”, que mostram como esses guitarristas são bons no que fazem. O mundo desaba com “General´s Creed”. Brutalidade gratuita e perfeita.

Os velhos tempos surgem com “A Patient Wolf” que me lembrou o Hypocrisy dos dois primeiros álbuns em vários momentos. “The Reprobate” tomou boas doses de Morbid Angel e é uma música incrível. Ríspida e totalmente maléfica. A última música é “Nightwalkers” e aqui você ouve riffs que tem algo de thrash metal, talvez Slayer na época do “Seasons…”.

A arte do álbum é assinada pelo genial Paolo Girardi e infelizmente ficou muito escura na versão nacional. Isso é algo que acontece muito nos lançamentos feitos no Brasil. Independente disso, “The Reprobate” vem com um bela edição com slipcase e pôster, valorizando ainda mais essa versão nacional. Infelizmente esse grande vocal não poderá mais ser ouvido, mas fica o registro para a posteridade.

Related posts

BURIED SOULS – Zone 63 (EP 2023)

Fábio Brayner

ULTRA SILVAM – The Sanctity of Death (2022)

Daniel Bitencourt

INSOLITUM/PATHOGEN/DEATH INVOKER/NECROCCULTUS – Antigos Rituais de Culto a Morte (2020)

Fábio Brayner