SIELUNVIHOLLINEN é uma banda de Black Metal originada na Finlândia em 2011, e ativa desde então. Esse palavrão pode ser traduzido livremente para o português como “Inimigo da Alma”. Nos trabalhos mais recentes, a orientação do som tornou-se mais melódica, mais acessível, ainda que mantendo a veia agressiva dos primórdios. Há uma elevada dosagem de elementos Crust / Punk somada ao mix, que torna o som diferenciado e atraente.
O projeto foi criado e é conduzido por “RTTKL”. O mesmo está ligado a outros nomes de peso na Finlândia, sobretudo o BARATHRUM.
“Teloituskäsky”, ou “Ordem de Execução” em português, é o quarto disco completo de estúdio da banda, e foi disponibilizado por intermédio do selo Hammer of Hate Records (Finlândia) digital e fisicamente (Discos de Vinil, CDs e Fitas Cassete). A data mundial de estreia ocorreu em 02 de abril deste ano.
A capa da obra segue a linha dos discos anteriores: Arte produzida em preto e branco, muito bem desenhada e repleta de detalhes, que certamente ficará belíssima num Vinil, onde é possível apreciar melhora arte, com minúcia. Trabalho do sueco “Jan Pysander Whitney”, um especialista nesse tipo de ilustração.
Sem mais, vamos ao que mais interessa, a análise faixa a faixa:
“Tulen Kaste”começa com muita energia, o ouvinte recebe logo de cara o cartão de visitas do SIELUNVIHOLLINEN – Black agressivo e melódico, com instrumental preciso, veia Punk latente, vocais ríspidos gritados em finlandês (essa língua foi feita para o Black Metal). A guitarra tem timbre excepcional e se destaca facilmente. Ótima produção, ficou tudo muito equilibrado e nítido, o sonzão da banda explode com potência máxima nos alto-falantes.
“Murtunutpeili” é veloz inicialmente, alternando o ritmo para uma pegada de ritmo médio empolgante. ”Varjot” volta a agredir mais intensamente, as guitarras formam camadas sobrepostas criando duelos muito legais, que lembram o Heavy e o Power Metal. “Kahleidenkatkoja” é um som bem variado, oscilando desde o ritmo mais arrastado de algumas passagens quase Doom e os ataques mais velozes e furiosos da banda.
“Noitavaino” tem ótimas linhas de baixo, e as guitarras voltam a duelar com todo brilho. Esse som tem melodias que grudam instantaneamente, uma das mais intensas apesar do ritmo não ser o mais acelerado. “Teloituskäsky” é a música tema da obra, conduzida pelos melhores riffs em todo o disco, é agressiva e ríspida de cabo a rabo. “Hukkuneet” desacelera e agrega em atmosfera melancólica. Volta ao ritmo mais constante do álbum, mas mantém um ar de desalento e angústia até o seu clímax. (Vide a tradução do título abaixo, na relação das faixas… é uma boa pista para a alma depressiva dessa música).
“Usvan tuoma” é uma conclusão apropriada, a faixa percorre praticamente todas as sonoridades abordadas anteriormente. Ganha um ar enigmático na sua reta final, com a introdução de um coral de vozes masculinas, acompanhando o instrumental.
Discão excelente, Black Metal Melódico do mais grosso calibre. Altamente recomendado aos fãs de HORNA (FIN) e TAAKE (NOR).
Relação das oito que compõem o disco e totalizam a duração de 41:56 minutos – Entre parênteses, a tradução livre de cada título ao português:
1 – “Tulen Kaste” (Batismo de Fogo)
2 – “Murtunut peili” (Espelho Quebrado)
3 – “Varjot” (Sombras)
4 – “Kahleidenkatkoja” (As Correntes se quebram)
5 – “Noitavaino” (Caça às Bruxas)
6 – “Teloituskäsky” (Ordem de Execução)
7 – “Hukkuneet” (Afogado)
8 – “Usvan tuoma” (Trazido pela Neblina)
Destaques: A primeira música vale o ingresso, como descrito na análise, mas as três que se seguem são tão boas quanto, e servem bem como exemplos isolados do disco.