Publicações

DEATH by Metal – A História de Chuck Schuldiner e do Death (2020)

Ed. Estética Torta (2020)

TÍTULO: “DEATH By Metal – A História de Chuck Schuldiner e do Death”
AUTOR: Gino Gissi
PÁGINAS: 258
EDITORA: Estética Torta
ANO DA EDIÇÃO ORIGINAL: 2013
ANO DA EDIÇÃO BRASILEIRA: 2020 (1° Edição)

Poucas coisa são tão prazeirosas quanto música e leitura e quando podemos unir essas duas coisas, então o resultado não pode ser diferente: absoluta satisfação. A Editora Estética Torta percebeu isso e resolveu investir pesado em um nicho que era quase inexistente no Brasil, o das biografias de bandas e músicos da cena heavy metal mundial. Com poucas exceções e geralmente apenas de bandas enormes, era raro encontrar versões nacionais dos livros lançados sobre metal em geral.


Quando falamos de death metal é impossível deixar de fora uma das bandas que foi pioneira no estilo – ao lado do imbatível Possessed – e criou verdadeiras obras-primas como “Scream Bloody Gore”, “Leprosy”, “Spiritual Healing”, “Human”, etc. O DEATH é esse nome que sempre criou polêmicas em torno de sua música pioneira e das atitudes de seu mentor, o músico Chuck Schuldiner. Para nós, aqui do Brasil, que nunca tivemos a chance de ver a banda em solo nacional, as notícias chegavam requentadas, atrasadas em meses e totalmente distantes da nossa possibilidade de checar a veracidade ou não dessas notícias. Quando Chuck faleceu, em 2001, todo tipo de histórias surgiram. Algumas verdadeiras, outras (a esmagadora maioria), apenas rumores, algo que Schuldiner detestava e fazia questão de deixar isso claro.

O lançamento de “DEATH By Metal – A História de Chuck Schuldiner e do Death” lança luz sobre a figura conflitante e difícil que era o líder de uma das bandas mais respeitadas do mundo em se tratando de metal extremo. O livro, lançado em uma belíssima edição capa dura traz uma imensidão de informações sobre a vida pessoal de Chuck, de seus medos, suas conquistas. Nos deixa perceber o quão difícil ele era quando o assunto era a sua própria música e como isso, de certa forma, o direcionou a um nível de evolução musical que era algo muito incomum dentro do mundo do death metal e que acabou inspirando milhares de bandas pelo mundo a tentarem ser cada vez mais técnicas.

O livro mostra também como difícil foi a vida desse músico, que ao mesmo tempo que era um gênio na música que criava, era um ser humano muito fechado dentro de seus próprios medos e inseguranças, algo que ele externava com mais facilidade apenas na sua música, que refletia muito de suas visões de mundo e como ele foi se tornando mais e mais cético. A doença, segundo o livro, o fez enxergar o mundo de uma outra forma, mas realmente nunca saberemos de que forma isso iria influenciá-lo musicalmente falando no futuro. Acredito piamente que o death metal deixaria de fazer parte de sua vida, mas isso é algo que fica apenas no campo das especulações. O autor Rino Gissi fez um trabalho magnífico na pesquisa e construção dessa biografia e o seu ponto mais positivo foi não ter medo de desnudar o personagem do ser humano.

Sinceramente eu terminei o livro com emoções conflitantes. Ao mesmo tempo que curtia cada conquista de Chuck e sua banda e as posicionava temporalmente (já que eu acompanhei a banda, mesmo de longe, em praticamente todos os álbuns) nos anos em que eu mesmo me encontrava ouvindo a banda, ansioso pelo lançamento de seus novos álbuns e a surpresa agridoce de receber a notícia da morte do músico. Definitivamente esse é um livro obrigatório para todos aqueles que apreciam música, não apenas metal ou death metal. É um material bem escrito e o que é mais importante, por alguém que era fã do músico e da sua música, mas que não deixou isso contaminar a sua escrita.

A trajetória de vida de Chuck Schuldiner é muito parecida com a de milhares e milhares de adolescentes que descobriam o heavy metal em suas vidas e o sentiam pulsando em suas veias, mas quando o seu lado musical se revelou aí vimos o surgimento daqueles casos únicos em uma vida. Um trabalho genial até os seus últimos dias e um legado que ajudou a criar um dos estilo mais incríveis do heavy metal mundial. O metal da morte não seria o mesmo sem a figura de Chuck Schuldiner.

Leitura obrigatória !

EDITORA ESTÉTICA TORTA online: https://esteticatorta.lojavirtualnuvem.com.br/

Related posts

MEDICAL GENOCIDE # 10 – Novembro de 2019 (DF)

Fábio Brayner

SINDICATO DOS ASSASSINOS Zine #05

Fábio Brayner

MALÉFICA EXISTÊNCIA ZINE # 3 (2020)

Fábio Brayner