CD/EP/LP

EINSREGEN / GOAT FUNERAL – Bitterböse (Split CD 2021)

Eisregen / Goat Funeral (Alemanha)
“Bitterböse” – CD – 2021
Massacre Records – Importado
8,5 / 10

Data de lançamento/Release date: 18/06/2021

O Split “Bitterböse” nos apresenta duas bandas alemãs distintas quanto aos estilos e língua mas iguais nas formações (no Eisregen atendem por M. Roth no vocal e Yantit nos demais instrumentos enquanto no Goat Funeral atendem por Isaac Goaten e Blutkehle, respectivamente e com as mesmas funções da outra banda). Lançado hoje, 18/06/21, pela Massacre Records.

Eisregen significa chuva congelada e utiliza o alemão para tudo, desde o nome às músicas. Formada em 1995 já têm 14 álbuns de estúdio, 7 EP’s, um live, duas compilações e este é o segundo Split.

De cara notamos um trabalho muito bem produzido, com os instrumentos soando bem e encorpados, vide “Sei mein Totenlicht”. Ela até inicia parecendo Finntroll mas desenvolve -se forte. “Bitterböse” faz jus ao título traduzido (“Com muita raiva”) e é aquele black metal cru e gélido. Em “Ein Pfund Fleisch” eles pisam um pouco no freio. Já “Heute ist Krüppelnacht” mistura Immortal com Satyricon e até insere uma parte mais cadenciada no final. Interessante que a faixa seguinte, “Nur eine weitere Leiche im Wald” é uma mistura de Accept no início, Rammstein na estrutura principal e b.m no refrão. Encerrando a parte do Eisregen tem a curta e instrumental “Am Ende”.

O Goat Funeral já gira a chave tanto na língua, que agora é o inglês, como no estilo, um black metal com mais pitadas de dark. Formada em 2006 já consta com um full, uma compilação e este é o terceiro Split.

“Hellfire Club (For Members Only)” é bem arrastada, do começo ao fim mas “A Spoon Full of Peace” é veloz e cortante, com direito a arranjo de teclados que soam como murmúrios em segundo plano. A curtíssima “Antisocial East-German Black Metal” e a ótima “Way Home” lembram bastante o Marduk. Uma faixa que me deixou com a pulga atrás da orelha foi “Dunkeldeutschland”, única do Goat Funeral cantada em alemão. Traduzindo o título temos “Alemanha Negra”. Como os dias de hoje não são adequados para vacilo, na falta da letra, vou acreditar (e torcer) que tal letra não seja ofensiva e xenofóbica. Em minha opinião ela é a melhor faixa do Split, com direito a teclados encaixados aos riffs. A última faixa, “Satan Calls” é muito boa até o minuto final onde se transforma de Black para Folk metal.

E a boa iniciativa de duas bandas tão distintas mas com tantas similaridades acaba se tornando um trabalho forte.

Related posts

VALGRIND – Millenium of Night Bliss (CD 2023)

Daniel Bitencourt

CARCASS – Torn Arteries (Adv. 2021)

Fábio Brayner

VAZIO – Eterno Aeon Obscuro (2020)

Fábio Brayner