CD/EP/LP

INCANTATION – Vanquish in Vengeance (CD Reissue 2021)

INCANTATION (Estados Unidos)
“Vanquish in Vengeance” – CD Reissue 2021
Black Hole Productions – Nacional
9,5/10

Existe um velho ditado da Mesopotâmia que dizia que “quanto mais Incantation na sua vida, mais próspera ela será”, e hoje, mais de três mil anos depois essa máxima continua verdadeira. O INCANTATION é uma daquelas bandas que você, que se diz fã de death metal, tem que conhecer e gostar. Não apreciar o que esses caras fazem desde 1989 é criar desconfiança automática de seus pares. Nunca poderei esquecer o impacto que “Onward to Golgotha” teve quando escutei esse álbum pela primeira vez nos longínquos anos 90. Aquele death metal criou uma escola (e não podemos falar que muitas bandas do estilo conseguiram a mesma façanha) que até hoje rende formandos orgulhosos e sedentos pela chance de deixar o mundo mais podre e cheio de harmônicos.


“Vanquish in Vengeance” foi o nono álbum da banda e foi originalmente lançado em 2012. O trabalho trazia a estreia do guitarrista Alex Bouks (que hoje está no Immolation) em um álbum completo da banda. Pouco antes ele havia aparecido apenas na faixa “Degeneration”, que havia saído como flexi-disc. Com o carimbo de desgraceira garantida, esse trabalho ganha agora sua versão nacional, trazida ao país pela gravadora Black Hole Productions, que mais uma vez faz um lançamento de excelente qualidade. Primeiro, porque o INCANTATION não precisa de apresentações e segundo, porque o álbum recebeu uma excelente versão com slipcase. Aqui temos uma banda mantendo seu estilo, investindo em um death metal carregado, cheio de partes ultra rápidas, outras mais midtempo e outras travadonas, um estilo de batida que eu realmente adoro.

Não sei o quanto desse álbum teve de participação do guitarrista Alex Bouks como compositor, mas temos músicas aqui realmente inspiradas: “Invoked Infinity”, uma música que abre o álbum e dá a dica de quem estamos ouvindo, “Ascend Into the Eternal”, que já traz mais peso e clima, “Transcend into Absolute Dissolution”, uma das melhores músicas do álbum. Nem precisa descambar para a agressão para garantir esse posto. Atmosfera sorumbática e riffs inspiradíssimos. A quase suicida “Profound Loathing” é negativa em sua essência. Pesada como deve ser e grande trabalho das guitarras na construção de uma atmosfera de puro desespero.

Outra faixa que gostei bastante foi a longa última faixa do álbum “Legion of Dis”, onde mais uma vez o clima supera a violência e oferece uma música perfeita para o ambiente criado por esse trabalho. Seria muito bom ver outros trabalhos da banda saindo por aqui.

Como diria o velho ditado, “INCANTATION nunca é demais”. E não é mesmo, pois temos aqui uma das bandas mais íntegras do metal da morte mundial e que está aí até hoje fazendo o que sabem fazer de melhor: tocar death metal e tentar dominar o mundo. Grande lançamento !

Related posts

HYL – Where Emptiness is All (EP 2023)

Fábio Brayner

SAXON – Carpe Diem (2022)

Fábio Brayner

CEREBRAL ROT – Excretion of Mortality (Adv. 2021)

Fábio Brayner