DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 25/06/2021
DEMERSUS AD NIHILUM é um projeto solo super recente do músico austríaco Florian Musil, que é baterista em algumas bandas bem estabelecidas e outras menos conhecidas, como o AGRYPNIE (Alemanha – Post Black Metal), MOLOKH (Áustria – Death Metal), THE NEGATIVE BIAS (Áustria – Black Metal Atmosférico), THEOTOXIN (Áutria – Black Death) além de tocar ao vivo com o SHAMMASCH (Suíça – Avant Garde Black Metal). O músico de 38 anos demonstra ter boa experiência, e explora diversos subgêneros da música extrema.
Seu atual projeto está focado no Black Metal Atmosférico, com inspiração lírica integral no trabalho de poetas austríacos.
O EP intitulado “180703” foi gravado em dezembro de 2020, e será lançado física e digitalmente em 25/06/21 pelo selo alemão AOP Records. A versão em CD em produção será disponibilizada em Digipack. O músico atuou, pela primeira vez, tocando todos os instrumentos durante a gravação. Os vocais ficaram a cargo de “Ragnar” e houve a participação especial de “C.S.R.” guitarrista, baixista e vocal do SCHAMMASCH e de “Torsten” baixista do AGRYPNIE.
O trabalho é composto por apenas três músicas, totalizando pouco mais de dezessete minutos, portanto, vale uma análise faixa a faixa:
“Hin auf dorningen Wegen” é um poema do autor “Heinrich Joseph Von Collin” que fala sobre os caminhos espinhosos por onde caminha a humanidade. Assim se inaugura o som da banda, com um Black Metal vigoroso, mais direto e bem trabalhado. A Bateria do dono do projeto aparece à frente no mix, as partes de percussão são matadoras. Os vocais de “Ragnar” são bem colocados e característicos Black. A primeira parte atmosférica dá as caras ao final do primeiro minuto, com ótimas melodias, para rápida retomada do som mais agressivo. Em nenhum momento o som é cru, há uma constante carga melódica e até épica. Outra parte atmosférica bastante carregada assume a partir de 3:20, com a breve inserção de violinos ao fundo. Segue-se com a conclusão novamente extrema, uma faixa bastante sólida, ótimo cartão de visitas.
“Verwünschung” é uma palavra em alemão que pode ser traduzida como “Imprecação” em português. Esse é o clima da segunda música, que na verdade abre com uma pegada mais melódica que a antecessora. Novamente as linhas de bateria se destacam, excepcional trabalho do Florian Musil. Nas partes mais atmosféricas há vocais limpos bem teatrais e de forte carga emocional, que se intercalam ao vocal rasgado até a conclusão do som. Outra faixa com resultado positivo e diferenciado.
“Abschied” é uma palavra que remete ao sentimento de despedida. É também o título da terceira, mais extensa e última do Play. A abertura é carregada de atmosfera, mas engana o ouvinte. O som extremo assume com violência abrupta, e conduz a música a um midtempo mais melódico. Aqui a banda soa mais versátil, há diversas mudanças de ritmo e seções muito bem trabalhadas, bem como mudanças no clima, ora colérico e cheio de fúria, ora mais melancólico e carregado de amargura. Melhor faixa da obra.
Em geral, o EP do DEMERSUS AD NIHILUM é um curto registro de ótima qualidade, e que gera expectativa positiva pelo álbum de estúdio que eles já estão preparando (ainda sem previsão de lançamento).
Relação das três faixas que compõem o Play:
1 – “Hin auf dorningen Wegen”
2 – “Verwünschung”
3 – “Abschied”
Tempo total de duração: 17:34 minutos
Destaques: As duas primeiras estão disponíveis para Streaming no Bandcamp da banda, bem como no You Tube, e dão uma ótima ideia da qualidade da obra. Após o lançamento efetivo do material, no final de Junho, recomenda-se que o leitor o escute por completo.