RUTTOKOSMOS é uma entidade finlandesa de Raw / Depressive Black Metal, fundada em 2003 na região de Kymenlaakso, no sudeste do país, por três integrantes que atendem pelos codinomes “Kastaja” (Vocais e Baixo), “Forgul” (Bateria) e “Orm” (Guitarras).
O curioso nome da banda pode ser traduzido como “Praga do Universo, ou do Cosmo”.
Após a produção de duas Demos nos anos de 2006 e 2007, a banda aparentemente retomou as atividades em 2021, a partir do lançamento da compilação “Kärsimys”, que justamente engloba a totalidade do material das duas Demos prévias. A primeira, de 2006, saiu sob o título “Ja minä näin kuoleman”, ou algo como “E eu vi a morte”; A segunda Demo de 2007 possui o mesmo nome da compilação recém-lançada. Em português, pode-se converter a palavra “Kärsimys” como “Sofrimento”. O CD da compilação foi lançado pela gravadora também finlandesa Werewolf Records, ativa desde 1998 e especializada em bandas de Black Metal.
A Compilação contém um total de onze músicas. A primeira Demo está representada da sétima até a décima faixa. A segunda Demo, da primeira à sexta faixa, invertendo a ordem cronológica dos lançamentos. A décima primeira é uma regravação de 2006 de um som da segunda Demo.
O Black Metal da banda é extremamente ortodoxo, gélido, odioso, cru, hipnótico e desprovido de qualquer traço de modernidade. As letras em finlandês, uma das línguas mais complexas e difíceis de se aprender da Europa, acrescenta no sentido de tornar o som mais primitivo. A produção da compilação ficou extraordinária, porque conseguiu manter a característica naturalmente rudimentar do som, proporcionando, no entanto, a necessária nitidez ao ouvinte, que o permite identificar cada um dos instrumentos e os vocais ríspidos e contundentes de “Kastaja”.
O material contido é sólido, na primeira audição já pode-se compreender facilmente o apelo e os motivos que levaram a gravadora a lançá-lo. Deixa ótima impressão e gera expectativa por um registro oficial de Álbum de Estúdio o quanto antes.
As guitarras fazem um trabalho fundamental com os riffs em tremolo que sofrem poucas variações, tornando o som hipnótico. As melodias são sutis e utilizadas com a finalidade de reforçar a ambientação depressiva e, por vezes, até suicida de parte das faixas.
É justo que a análise do trabalho separe as faixas conforme as duas Demos existentes, porque a sonoridade apresenta diferenças entre elas. As primeiras seis músicas, que são relativas à Demo mais recente, tem um som mais épico e com traços de Pagan Metal e elementos do venenoso Punk finlandês, um dos melhores do mundo.
Já a segunda parte do material, referente à produção mais antiga da banda, é mais depressiva e autodestrutiva, menos dinâmica e mais centrada nas características hipnóticas das músicas, que funcionam como uma indução ao transe.
O som do RUTTOKOSMOS é peculiar, não é tarefa fácil pensar em bandas que façam algo similar ou que o lembrem com justiça. Ainda assim, pode-se mencionar o GRIS (Canadá), o BETHLEHEM (Alemanha), NYKTALGIA (Alemanha), XASTHUR (Estados Unidos), PAARA e COSMIC CHURCH (ambos da Finlândia).
A compilação conta com excepcional material, como dito anteriormente, mas não é para novatos no Black Metal ou no Metal Extremo como um todo. Os Hellbangers mais experientes certamente exaltarão a horda finlandesa ao conhecê-la, e aguardarão ansiosamente pelo dia em que a banda finalmente venha a gravar o seu primeiro Full em estúdio, com músicas novas.
Relação das músicas contidas na Compilação, totalizando 01:08:59. À frente de cada nome, a tradução livre correspondente em português:
1 – “Tuhat kärsimyksen huutoa” – “Mil gritos de sofrimento”
2 – “Vapahtajan kosketus” – “O toque do salvador”
3 – “Täyttymys tyhjyyden saleissa” – “Preenchendo os corredores do vazio”
4 – “Olemissen tukahduttava löyhkä” – “O odor sufocante de ser”
5 – “Kylmä syleily” – “Abraço frio”
6 – “Kuoleman symmetria” – “Simetria da Morte”
7 – “Avautuminen” – “Abertura”
8 – “Syvyyksiin” – “Para as profundezas”
9 – “Kadotus” – “Condenação”
10 – “Tyhjyys” – “Vazio”
11 – “Kuoleman symmetria (2006)” – “Simetria da Morte” – Regravação de 2006
Destaques: Vale destacar um som de cada uma das Demos, representando a diferenciação de sonoridades presentes na compilação. A primeira música “Tuhat kärsimyksen huutoa” é bom exemplo da mais recente, menos monocromática e mais intensa, com variações interessantes e ótimo instrumental. A oitava faixa “Syvyyksiin”é boa representante da pegada mais antiga, mais voltada ao Depressive Black Metal.