Grande trabalho esse álbum criado por Natrgaard (ex-Nachrfrost). O BEYOND HELVETE foi criado em 2007, lançou o seu primeiro álbum em 2011 intitulado “Self-Therapy”, seguido por “Good:Times”, de 2012 e entrando em animação suspensa até que agora em 2020 foi lançado o terceiro álbum de estúdio “MMXX”.
O black metal do BEYOND HELVETE foge do lugar comum, ou seja, não tem soa diretamente como o black metal nórdico e isso por si só já é algo positivo. Há algo mais primitivo na sonoridade criada nesse álbum, mas não que chegue ao ponto de soar “raw”. É uma atmosfera mais antiga e cercada de um grau de desespero (especialmente nos vocais).
“The Way to Entelechy” mostra isso claramente. Juntamente a esse primitivismo há um grau de melodia não tão à cara, mas sempre presente. É bestial sem precisar seguir por um caminho de brutalidade. “Signs in the Sand” é verdadeiro hino do metal negro. Com um andamento mais cadenciado e algo do velho Bathory, essa música me colocou para bater cabeça enquanto ouvia. Comprovando que o black metal do BEYOND HELVETE não é o trivial, a faixa “Crowd of Faceless” traz um grande peso nas guitarras. O vocal aqui é realmente bom e me lembrou os primeiros trabalhos do Tiamat.
Em “The Search for Truth” a velocidade aparece e dá mais energia ao álbum. Boa música. Fechando o álbum vem “MMXX” e começa mais calma, se descontrolando em seguida e impondo mais pegada. De forma geral “MMXX” é um bom álbum e traz algo um pouco diferente do black metal que se faz massivamente mundo afora.