Data de Lançamento: 12/05/2023
“Evenfall of the Apocalypse” é o primeiro álbum desse grupo californiano desde o lançamento de “Abhorrent Manifestation”, lançado em 2017 e entrega um trabalho que em um primeiro momento me deixou um tanto cético. A primeira audição me fez ficar com uma impressão de que tudo soava um tanto massante, mas ouvindo com mais calma fui percebendo que os caras entregaram aqui um inferno musical de primeira linha.
A melhor palavra para descrever esse novo álbum do ASCENDED DEAD é “caos”. As músicas que compõem esse lançamento são um intrincado conjunto de abordagens musicais complexas, caóticas e totalmente focadas na criação de uma atmosfera de pura insanidade musical. Não é possível entender “Evenfall of the Apocalypse” em uma única audição. Sem chance. Há camadas demais de enxofre e brutalidade para permitir que tudo seja compreendido de forma simplória.
A banda vai metodicamente construindo uma base de sustentação para músicas que se intensificam, se subvertem e se apresentam de forma a criar uma experiência maléfica para o ouvinte. Musicalmente falando e se fosse possível citar referências para o entendimento da música aqui apresentada eu poderia citar bandas como Order from Chaos, Hellwitch, Morbid Angel (pré-Altars of Madness), Necrovore.
O trabalho de guitarras é insanamente complexo em sua apresentação. Basta ouvir o que é mostrado em “Nexus of the Black Flame”. Mas não se trata de algo prepotente. A complexidade é parte inerente da proposta. Jon Reider e Ian Lawrence, os dois responsáveis pelas seis cordas realmente se jogaram em um oceano de desconstrução do óbvio e criaram linhas de guitarra realmente especiais. A cozinha formada por Kevin e Charlie (esse tocando também com o Morbid Angel) se impõe nessa experimentação.
Todo o álbum é uma experiência poderosa de audição de um metal da morte intenso, caótico, técnico e com fortes auras de maldade. “Bestial Vengeance” reflete esses adjetivos de maneira bem clara. Há uma camada de bestialidade e selvageria que deixa tudo muito interessante. A junção de técnica e brutalidade selvagem é poderosa. Há espaço até mesmo para uma experiência vocal insana em “Visceral Strike”, que me lembrou o velho Sarcófago.
Aos potenciais ouvintes, se deem o tempo necessário para entender a proposta aqui apresentada, pois não irão se arrepender.
O ASCENDED DEAD criou um trabalho realmente matador com “Evenfall of the Apocalypse” e me deixou muito curioso em como isso tudo deve soar em um show ao vivo. Esse é um álbum com uma maléfica abordagem que eu gostei muito.
Tracklist:
- Intro / Abhorrent Manifestation
- Ungodly Death
- Nexus of the Black Flame
- Bestial Vengeance
- Tantum Bellum
- Inverted Ascension
- The Curse / Enveloped in Thorns
- Visceral Strike
- Passage to Eternity
- Evenfall of the Apocalypse
- Intransigent Blackness (Outro)