CD/EP/LP

FAST EVIL – The Old Dark Stories (CD 2023)

FAST EVIL (Brasil)
“The Old Dark Stories” – CD 2023
Classic Metal Records – Nacional
8/10

O ano inicia a todo vapor com o lançamento deste maravilhoso álbum da FAST EVIL, grupo originado em 2016 pelas terras do Piauí, especificamente na cidade de Teresina. Um ótimo trabalho autoral para aficionados pelo speed metal que era praticado lá nos anos 1980. A banda se junta a tantas outras as quais tem resgatada sonoridade e estética do gênero de uma época em que a “inocência” servia como força motriz para rebeldia. Essa perspectiva no direcionamento artístico musical permite aos integrantes terem uma abordagem calcada no que muitos metalheads caracterizam como heavy metal raiz.

O disco abre com riffs certeiros como se fossem uma pedrada daquelas que tocavam em rádios especializadas em metal, simplesmente “Mary in the Mirror” é uma faixa concebida como clássica. Além disso, na sequência inicial do álbum os recortes sonoros e a ambientação remetem à fase áurea do Helstar, com James Rivera. Sim, ao ouvir a obra o ouvinte se depara com uma mescla entre a banda citada e o Mercyful Fate, pois nas vocalizações fica evidente a grande influência pictórica dos cantores desses grupos consolidados no metal.

Em “Silent Night”ocorre um pequeno opus logo emendado por uma rítmica de guitarras que levam ao headbanger ficar contente com a proeza da banda. As linhas de baixo são marcantes e estão dosadas de forma equilibrada, mas com certo destaque. Em “Book of Lore” que fecha o disco a base da música é devotada àquele heavy metal sem exageros e firulas, em que, o som é apenas uma consequência de ideias que remetem ao ato de bater cabeça. Os vocais se sobressaem ao longo da jornada que prende o adepto ao estilo mais direto e, nesse caso, é perceptível um nível de teatralidade na interpretação das faixas como um todo.

Os caras que deram luz a esse petardo são Marcos Andrade (baixo), Luis Neto (bateria), Diego Dourado (guitarras/teclados) e Marcio Bastos (vocais); membros competentes e dignos de carregarem o heavy/speed brasileiro como bandeira. Este é o segundo lançamento do grupo e pela qualidade, além da essência, espera-se que tenham um caminho bem pavimentado no estilo com outros álbuns nessa pegada.

  1. Mary in the Mirror
  2. Anubis
  3. Ghost Town
  4. Silent Night
  5. Hades
  6. Indians
  7. The Old Lady and the Perpetual Burn (Prelude)
  8. Book of Lore

Related posts

STEEL BEARING HAND – Slay in Hell (CD 2021)

Daniel Bitencourt

PACTUM – Nigredo (EP 2020)

Fábio Brayner

HAUNTER – Discarnate Ails (CD 2022)

Daniel Bitencourt