CD/EP/LP

ZANE – She has Wings (EP 2022)

ZANE (Estados Unidos)
“She Has Wings” – Digital 2022
WormHoleDeath – Importado
8/10

ZANE é um projeto de Doom/Sludge Metal capitaneado pelo multi-instrumentista americano Gabriel Zane (Dejected). “She Has Wings” é o seu mais novo EP e o primeiro fruto da parceria com a WormHoleDeath — gravadora italiana responsável pelos ótimos (citando apenas alguns), Our Common Sense e Cult Of Scarecrow (ambos belgas), Excruciation (Suíça), King Baal (Portugal), The Shadeless Emperor (Grécia) e Perpetual Night (Espanha).

Em “She Has Wings” ouvimos um típico trabalho de Doom/Sludge Metal. Pesado, sujo, visceral (até certo ponto), arrastado, mas não linear, tampouco previsível ou limitado as características de tais gêneros. Elementos de Southern Metal e Stoner surgem a todo instante, diluídos no pesadíssimo instrumental confeccionado pelo ZANE. A produção é “raw”, todavia, é possível ouvir com clareza cada instrumento e suas respectivas camadas.

O repertório é composto por quatro excelentes faixas; às três primeiras carregadas por riffs musculares e intensos que vão de  Crowbar e EyeHateGod até Corrupted, e, por vezes, remetendo a algo próximo ao Kyuss.  A quarta e última faixa, “Science Fiction”, é uma grata e experimental surpresa — destoa da proposta do EP, mas acaba por acrescentar contrastes ao mesmo.

O pântano sonoro se abre com o tema título, “She Has Wings” — as guitarras ditam as regras em bases sólidas e repletas de fuzz. O baixo é sempre evidente e a bateria correta. Os vocais de Gabriel não fogem ao padrão da sooridade explorada; “urrados”, potentes e desconcertantes, por vezes. “She Breathes” é areia movediça sob a forma de música. Extremamente carregada e brutalmente morosa no alto de seus mais de oito (e preciosos) minutos. “She Dies” é  mais intensa e versátil. Pesada e oscilante em sua estrutura sonora. Baita faixa! A derradeira e supracitada, “Science Fiction”, marca a ruptura com o Metal turvo confeccionado e exposto pelo projeto. Temos uma faixa puramente experimental — pseudo moderna, mas não artificial, e embora seja breve, ela é altamente introspectiva. Uma das minhas favoritas por razões obvias.

Um ótimo lançamento, me atrevo a dizer. Com poucas novidades ou sutilezas, mas honesto. ZANE não reinventa a roda, mas sua determinação convence, assim como sua música. Um projeto que manterei em  meu radar, com toda certeza.

Links:

Facebook (Zane): https://www.facebook.com/dejectedzane

Facebook (WormHoleDeath): https://www.facebook.com/WormHoleDeath

Spotify: https://open.spotify.com/artist/0a5a9hGdpFBwsTBFNxHQQj

Bandcamp (Dejected): https://dejectedofficial.bandcamp.com

Related posts

EVIL – Possessed by Evil (2021)

Fábio Brayner

BLACK FUCKING CANCER – Procreate Inverse (2022)

Daniel Bitencourt

OBSCURITY – Skogarmaors (Adv. 2021)

Fábio Brayner