CD/EP/LP

SUR AUSTRU – Obârșie (2021)

SUR AUSTRU(Romênia)
“Obârșie” – CD 2021
Avantgarde Music – Importado
8,5/10

Muita gente ficou órfã com o final do NEGURĂ BUNGET em 2017, após o lamentável falecimento do líder “Negru”. O SUR AUSTRU surgiu após a sua dissolução, em 2018, com o propósito de manter viva a perfeita alquimia que une Black Metal Atmosférico, elementos de Doom, Pagan, Progressivo e Folk. Algo que os romenos conseguem criar com um nível de qualidade inigualável, explorando sua cultura com muito bom gosto.

Obârșie” é o segundo trabalho de estúdio da banda, lançado em fevereiro desse ano via “Avantgarde Music”, selo italiano especializado em metal não convencional. O título está ligado aos amplos conceitos de Origem, Raiz e Descendência.

Cel din urmă” abre o álbum com imponência, girando em torno de treze minutos. O som cadenciado e rico em atmosfera transporta o ouvinte imediatamente para a mística e supersticiosa região da Transilvânia. A base é um Black infestado de melodias soturnas, com sintetizadores ao fundo, ótimos vocais limpos ritualísticos, algumas vezes em coral, que se intercalam com os mais extremos. Os instrumentos típicos da música folk local se fundem magistralmente ao som mais ríspido, não há conflito. O idioma romeno soa fascinante e complexo, pela mistura de suas raízes latinas às influências eslava, húngara e turca.

Taina” incrível a forma como os sons exóticos de flautas (incluindo o “Nai”, uma flauta de Pã) e do “Bucium” (uma espécie enorme de trombeta) criam o clima no início dessa faixa. Os riffs são acompanhados pela flauta e a sonoridade folk flui com beleza e intensidade sublimes.

 “Codru Moma” é uma instrumental amena, onde uma vez mais os instrumentos típicos unem-se a efeitos de teclados e criam uma jornada singular, de aura enigmática e obscura.

 “Cant adânc” soa ameaçadora, sinistra, e possui pegada beligerante, liderada pela percussão. Destacam-se as guitarras e os vocais dobrados e em coral.

 “Caloianul” induz ao transe, o folclore romeno se faz presente com a percussão adicional utilizando a “Toacă”, espécie de xilofone com peças de madeira, tocado com martelos (tradicionalmente, pelos monges ortodoxos). É acompanhada de vocais ritualísticos e meditativos, como que invocando forças sobrenaturais. Tem em sua seção final uma das passagens mais agressivas do álbum, um show do baterista “Sergiu Nădăban“.

Ucenicii din hârtop I” é impetuosa, ganha corpo e retoma um ritmo mais lento, contemplativo. Os teclados desenvolvem trabalho brilhante na manutenção do clima soturno. Vocais extremos fazem oposição às flautas etéreas e à percussão, que deixa a sutileza de lado e ganha agressividade quase brutal. Sua conclusão ocorre em meio a uma belíssima passagem climática.  

 “Ucenicii din hârtop II” tem os momentos mais ríspidos, viscerais e turbulentos do álbum, ainda assim envoltos permanentemente pelos elementos folk e densa camada de sintetizadores. Encerra o trabalho com forte carga dramática e veemência. 

 O segundo álbum do SUR AUSTRU é excelente, de atmosfera majestosa, e está um passo à frente do anterior “Meteahna timpurilor”. É um disco audacioso, típico de bandas maduras e bem estruturadas, que não temem experimentar e evoluir.

 Obviamente indicado aos fãs de NEGURĂ BUNGET, DORDEDUH e MARȚOLEA (as melhores representantes do som romeno). Recomendável também a quem curta Black Metal Atmosférico com toques Folk, como NOKTURNAL MORTUM, FEN, DARKESTRAH, SEAR BLISS e WODENSTHRONE.

O álbum tem duração próxima a uma hora (55:47 minutos),distribuída entre as sete músicas abaixo:

1 – “Cel di nurmă”
2 – “Taina”
3 – “Codru Moma”
4 – “Cant adânc”
5 – “Caloianul”
6 – “Ucenicii di nhârtop I”
7 – “Ucenicii di nhârtop II”

Destaques: A primeira faixa é uma amostra perfeita do trabalho, com seus treze minutos de contemplação e misticismo, finamente forjados sob a expertise dos músicos romenos.

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