DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 28/01/2022
O SILHOUETTE é uma banda francesa de black metal que foi formada em 2019 como um projeto de um membro só, mas acabou se convertendo em uma banda completa e temos aqui nesse “Les Retranchements” o seu álbum de estreia e posso dizer que o que esses franceses fazem me agradou imensamente. Primeiramente a banda investe em uma profunda melancolia, que aliado ao uso de um belíssimo vocal feminino que divide seu espaço com vocalizações mais rasgadas e tradicionais ao estilo, criam uma atmosfera mais envolvente em sua música.
Há um enorme grau de dramaticidade nos arranjos que se materializam na sete músicas do álbum (incluindo aqui uma Outro). Se os vocais fossem apenas rasgados já mostraria uma banda de qualidade, mas é exatamente na união de dois estilos vocais muito diferentes (uma forma de perceber o que acontece é se lembrarmos o impacto que tal experimento teve no início do doom metal) que a maior qualidade da banda transparece.
O SILHOUETTE não investe em velocidade, pelo contrário, seu objetivo é percorrer uma estrada onde momentos de puro desespero são mesclados com uma melodia mais calma, riffs melódicos e cheios de sentimentos, vocalizações etéreas. Há uma agressão no ar que se manifesta em vários momentos, mas que não descamba nunca para a violência pura que seria de se esperar de uma banda de black metal, ainda que ao se ouvir o álbum inteiro, se tenha certeza que o grupo foge de vários clichês do estilo e busca caminhos mais rebuscados, ainda que de forma simples.
Levando-se em conta que “Les Retranchements” é apenas o debut álbum do grupo, é de se esperar que o SILHOUETTE venha a se tornar uma banda ainda mais poderosa na construção de sua música. As faixas que gostaria de destacar são: “La Première Neige”, bela e desesperadora ao mesmo tempo, “Au Seuil de l´ Oubli” é um exemplo perfeito dos dois lados da banda, o do black metal e o mais melódico e etéreo.
E finalmente a música mais “raiz” é “L´Etreinte de la Chute”, uma grande composição e a melhor música do álbum pelo enorme feeling que ela transmite. Não posso deixar de destacar também a bela e singela capa desse álbum, que se usa de tons mais escuros e cria um cenário muito propício à própria música. Uma banda a ser acompanhada pelos próximos anos.
O tracklist do álbum é:
- Ascension
- La Première Neige
- Au Seuil de l’Oubli
- Interlude
- Les Retranchements
- L’Etreinte de la Chute
- Outro