DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 29/04/2022
Uma das figuras mais respeitadas do metal extremo Canadense, o lendário batera “P.” (Paulus Kressman – RITES OF THY DEGRINGOLADE, ex-WEAPON, SACRAMENTARY ABOLISHMENT) é sinônimo de bandas e projetos de qualidade superior. O cara tem toque de “Midas” pra Death/Black Metal. Seu empreendimento mais recente é o SACRILEGA, banda formada nos EUA em 2019.
Após o sólido EP “Rites of Macabre”, de 2020, a banda apresentará ao mundo, no final de abril, seu primeiro álbum completo de estúdio, intitulado “The Arcana Spear”. O selo sueco “Blood Harvest” disponibilizará as versões em CDs e fitas cassete, além dos discos de vinil (estes últimos, somente a partir de julho).
O trio que compõe o SACRILEGA conta ainda com “A.” (Alex Carrillo – IMPURE CONSECRATION) fazendo guitarras e vocal e “A.” (Alexander Cortez – ex-INVOCATION WAR) no baixo.
A sonoridade conjurada pelo trio é um Death Metal bestial, imundo e impiedoso, totalmente odioso e devastador. A aura e os elementos típicos do Black/Death/War Metal, a brutalidade e potência das composições criam uma atmosfera apocalíptica e beligerante, de conflito derradeiro.
Essa visão cataclísmica está bem ilustrada na ótima arte de capa, no pujante preto e branco da criação do russo “Artem Grigoryev”.
Como seria de se esperar em qualquer projeto com sua participação, a percussão insanamente precisa, veloz e brutal de “P.” é destaque individual no instrumental da obra. Felizmente, ele encontrou no mexicano “A.” um guitarrista e vocal à altura, responsável por riffs, leads e solos sensacionais.
O clima desafiador e hostil da obra ganha seu primeiro capítulo com “The Arcana Spear”, faixa título que inclui uma intro atmosférica ritualística de pouco mais de um minuto. As primeiras notas do instrumental extremo libertam das profundezas uma horda de entidades malignas, que banqueteiam nos campos de batalha, para desespero da humanidade.
“Tower of Suppression” é um arregaço, com sua introdução climática e o ápice do instrumental extremo a partir do segundo minuto. Épica, com levadas intensas e viciantes. Show do “Kressman” nas baquetas.
“Entre Sangre & Veneno” é outra faixa de natural destaque, caótica porém dosando inteligentemente os níveis letais de agressividade com passagens ultra velozes e segmentos relativamente cadenciados. Uma tempestade avassaladora de blasts e riffs excepcionais.
Finalizando o álbum e os destaques, a virulenta “Embrace the Grand Tyranny”. Som que foge do padrão e formato das demais, entregando guitarras criativas, percussão não convencional, fora da caixa e vocalizações em coro, mais limpas porém ainda impactantes.
“The Arcana Spear” é um excelente álbum de estreia do SACRILEGA. Ótima duração, coeso e direto ao ponto, bem executado e apresentando músicas variadas entre si. Música extrema feita por quem conhece e aprecia os subgêneros.
Um trabalho mais que recomendável aos aficionados por RITES OF THY DEGRINGOLADE (CAN), AXIS OF ADVANCE (CAN), ORDER FROM CHAOS (EUA), ANGELCORPSE (EUA), PERDITION TEMPLE (EUA), WEAPON (CAN), DIOCLETIAN (NZL), IMPIETY (CIN), SPEARHEAD (GBR), HEXORCIST (EUA).
Tracklist abaixo, duração total de 41:32 minutos:
1 – “The Arcana Spear”
2 – “Tower of Suppression”
3 – “Rites of Macabre”
4 – “Sacrament of the Void”
5 – “Entre Sangre & Veneno”
6 – “Ode to the Sepulcher Dream”
7 – “A Vision Glorified in Fire”
8 – “Embrace the Grand Tyranny”