É impossível ouvir um material como “Supreme Degradation” da banda OSSUARY e não ficar com um sorriso no rosto. Cara, isso aqui é maldade pura, feeling subterrâneo cuspido da face dos desavisados. Quatro músicas apenas fazem desse EP um material para deixar qualquer maníaco por death metal com ódio. Porra, lancem logo um álbum completo. Simples Assim. “Lured by Cadence of Wraiths” abre o trabalho com um clima tétrico e guitarras pesadas ao cubo. A produção desse EP é matadora. E o surpreendente é a pegada meio “Wicca” dos brasileiros do Mystifier que rola nessa primeira música. O death metal com odores pútridos de doom metal são uma pedida certa.
A qualidade das bases e riffs de guitarra são realmente algo a ser destacado aqui. “Bestial Triumph” é um ponto alto desse EP. Que música carregada. Sonoridade pesada, clima denso e sem a necessidade de utilizar grandes velocidades. Tudo soa como deve soar aqui. O clima de enterro se torna ainda mais sufocante “Supreme Degradation”, a música título. Só o início dessa música já a transforma na melhor faixa aqui. No momento seguinte tudo fica mais nervoso e caótico. Destruidora.
Infelizmente tudo se encerra com a não menos incrível “Seep Into the Moldering Void”, outro festival de grandes bases de guitarra. Achei que existe algo aqui do velho Samael na atmosfera criada por essa composição, mas dentro de uma ótica puramente death e doom metal. Incrível como apenas quatro faixas podem ser tão devastadoras como essas aqui. Nos resta esperar que um álbum completo não demore a sair.
Como faixas bônus, esse relançamento da demo de 2019 traz a demo tape “Cremation Ritual”, lançada originalmente em 2015. As demos dessa demo também tem uma excelente produção, mas musicalmente percebi uma pequena diferença. O death metal aqui é mais tradicional e em alguns momentos soa quase como um black metal mais primitivo, mas a principal diferença está nos vocais. Parece que eles estão vindo do fundo de um abismo. Muito fudidos também. As músicas dessa demo tape são “Retributive Warning”, “Cremation Ritual”, “Execration Hymn” e “Gaping Mental War-Wound”. Todas matadoras e que mostram que o OSSUARY já nasceu com armas engatilhadas e prontas para cuspir metal da morte ao redor…