CD/EP/LP

OLKOTH – At the Eye of Chaos (CD 2023)

OLKOTH (Estados Unidos)
“At The Eyes of Chaos” – CD 2023
Everlasting Spew Records – Importado
9,5/10

Lançado em 26/05/2023

O OLKOTH é uma banda relativamente nova, tendo sido formada em 2017 na Carolina do Sul, mas que apresenta uma música com uma baita personalidade e poder de destruição que muitas vezes carece até mesmo em bandas mais antigas.
Após o lançamento de uma “Demo” em 2019 e do single “Eidolon in the Flames” em 2021, o grupo finalmente lançou o seu álbum de estreia, o impiedoso “At the Eye of Chaos”, uma pequena obra-prima de brutalidade desenfreada que oferece ao ouvinte uma viagem por estradas obscuras, agressão e caos, além de uma técnica para lá de apurada.

Musicalmente falando, a sonoridade do OLKOTH me surpreendeu por não se conectar imediatamente ao death metal americano mais tradicional. O som deles tem uma roupagem muito mais presente no death black metal europeu e isso vai se tornando cada vez mais evidente à medida que o ouvinte vai desbravando a totalidade desse debut álbum. Mas o death metal americano se faz presente de uma forma mais dissonante, como na faixa “The Ressurrectionist”, que em vários momentos me lembrou o Morbid Angel, na fase pós-“Domination”.

“Alhazred” abre o álbum com um impacto brutal, mas é na segunda faixa que as coisas realmente se materializam e a banda mostra sua cara de forma mais clara. “Incendiary Prayer” é uma puta composição de death metal. Brutal, técnica ao extremo, mas com um feeling inacreditável. Os guitarristas Zach Jeter e Hunter Ross realmente não brincaram em serviço na construção dessas faixas.

Uma profusão incessante de riffs matadores vão se sucedendo sem dar chance de que os ouves poder ao menos respirar quando a audição chega em “Thousand Faced Moon”.

“To Eat of the Lotus” é uma faixa pesadíssima. O início cria a atmosfera dramática que prepara o caminho para a pancadaria que se instaura logo depois. Essa é uma música que caminha por várias estradas de brutalidade. Há momentos mais cadenciados e outros mais rápidos, mas os riffs intrincados as colocam no mesmo patamar.

Mais velocidade é demostrada na hora em que “Eidolon in the Flames” se inicia e essa música traz uma das partes de guitarra mais destruidoras do álbum. Mas quando “Lords of the Kali Yuga” vem na sequência é que o queixo tende a cair com a intensidade dos riffs contidos nessa faixa. Há um grau maléfico de groove nos momentos mais trampados, mas que carrega pura maldade em como acaba soando. Os solos aqui se destacam também.

A última música do álbum é a faixa título “At the Eyes of Chaos”. Esse é um início mais do que poderoso para uma banda tão jovem, mas o OLKOTH soube se impor com uma música que não permite piedade. Uma grata surpresa da cena americana.

Tracklist:

  1. Alhazred
  2. Incendiary Prayer
  3. The Resurrectionist
  4. Thousand Faced Moon
  5. To Eat of the Lotus
  6. Eidolon in the Flames
  7. Lords of the Kali Yuga
  8. At the Eye of Chaos

Related posts

LE CHANT NOIR – La Société Satanique Des Poètes Morts (2021)

Fabio Miloch

SLAUGHTER MESSIAH – “Curse to the Pyre” (2020)

Fábio Brayner

EXHUMATION – Eleventh Formulae (CD 2020)

Fábio Brayner