Quando se une o talento de uma cena visceral como a australiana com um dos músicos mais talentosos dá música extrema o resultado não deveria ser diferente do que temos aqui nesse fenomenal “Arcana, Scrying and Revelation”, novo álbum do MONGREL´S CROSS. Esse é o terceiro álbum da banda e não há dúvidas de que é o trabalho mais poderoso da banda. ao convidarem o incônico Proscriptor (Absu) para fazer os vocais a banda acertou em cheio e fez sua música ganhar outro nível de interpretação. Mas isso não seria suficiente se Grand Mongrel (guitarra), Necros Craigos (bateria), Goet Euryn (baixo/guitarra) e Wretch (bateria) não tivessem criado músicas realmente diferenciadas e de uma qualidade ímpar.
O som do MONGREL´S CROSS nesse novo opus adquire uma roupagem ainda mais poderosa, com uma poderosa roupagem melódica e épica, algo que seria como uma mistura bem equilibrada do black metal australiano com Absu e black metal grego. É exatamente assim que as músicas de “Arcana…” se apresentam. E como soa intenso esse material, ainda que não haja brutalidade gratuita em momento algum. É tudo muito construído, equilibrado e belo ao ouvinte. A faixa de abertura carrega o DNA australiano em seus riffs e acaba por “Suffer the Witch to Live” ser uma escolha perfeita para começar essa viagem por sete composições que competem entre si para descobrir qual é a melhor. Escolha difícil. Há um pouco mais de velocidade em “Fate of the Grail Pt.I”. Mas é a melodia dos arranjos e guitarras que ditam as regras e fazem soar um pouco como o black/heavy dos americanos do Grand Belial´s Key em sua fase áurea. O clima criado na excelente “A Magician´s Prayer” é envolvente e a influência do metal tradicional aqui é presente de forma intensa.
“Fate of the Grail Pt.II” reencontra a velocidade, mas mantendo a mesma pegada das outras faixas, talvez com um pequeno menos de melodia, mas ainda assim uma faixa com um trabalho meticuloso das guitarras. “As a Being Undead” tem uma abordagem semelhante à anterior e conta com alguns teclados bem sutis, criando a atmosfera correta para a proposta da composição. Belo trabalho de arranjos e climas criados aqui. “What the Cards May Tell” e “The Whispering Void”, principalmente a segunda, trazem mais dureza nos arranjos e e melodia se torna um pouco mais obscura, mas ainda assim, marcante. “Arcana, Scrying and Revelation” é um terceiro álbum diferenciado e que leva o MONGREL´S CROSS um passo adiante dentro de sua própria arte e isso não é pouco.