Shows

MADNESS METAL FEST – Porto Belo/SC – 27/11/2021

Bandas: Trator Br ,(Florianópolis/SC), Anal Vomitation, (Indaial/SC) , Pedrada (Joaçaba/SC), Violent Curse( S.B.Do Sul/SC)
Local – Bar do Castelo
Data – 27/11/2021
Cidade – Porto Belo/SC

Por Walter Bacckus

O meu último show antes da pandemia foi na região metropolitana de Curitiba, Paraná, no Araucária Metal Fest no início de fevereiro/2020. Eu fiquei ou melhor, muitos Metalheads ficaram muito tempo sem frequentar shows. Aqui na nossa região tivemos alguns bares que abriam seu espaço para o Rock/Metal e entre eles o Big Pub em Itajaí(SC) onde tivemos vários shows muito bons e inclusive já passaram por lá os baianos do Headhunter DC, Escarnium, Nervochaos, Caverna, Venomous Breath e até os croatas do Warhead e infelizmente, esse espaço fechou. Também tivemos o Vintage Bar na cidade de Porto Belo, (SC) que tocou muitas bandas por lá na época que existia o Fear Fest. Fest organizado pelo batalhador Juninho que teve várias edições e muitas bandas da cena do Sul do Brasil e bandas de nível nacional como MX, Torture Squad, e tantas outras tocaram neste bar. Mas também fechou em 2018 ou 2019.

Com a chegada da pandemia, outro bar clássico de nossa região em Bal. Camboriú, com mais de 20 anos abrindo suas portas para bandas covers e também do Underground tocaram por lá : Axecuter, Battalion, Khrophus, Orthostat, Frade Negro e tantos outras bandas e o Open Bar também fechou neste ano pandêmico de 2021. Estávamos carente de bar e no mês passado fui no meu primeiro show depois de um longo tempo trancado em casa. O Underground nunca vai morrer ! Porque sempre tem alguém que vai tirar a bunda do sofá e vai tentar fazer alguma coisa para fortalecer a cena. Esse é o espírito do Underground. Sempre foi assim. Lilian Valiati e seu marido Léo resolveram investir em um bar e a temática toda é medieval. Por isso chama – se : bar do castelo. Dia 27/11, eles abriram as portas do seu castelo para o meu segundo show em 2021. É há vida voltando ao normal já que “o povão” aderiu as vacinas e deu um chute no saco desse asno que comando esse país. Lá vou eu ia junto com minha amiga Mariana todo feliz para o “Madness Metal Fest” e os insanos Metalheads apareceram em peso. Vieram de várias cidades da região como Brusque, B.C, Itajaí, Piçarras, Tijucas, Floripa, Joinville e bateram cabeça feito loucos e injetaram muito etílicos nas veias.

A primeira banda que abriu o evento foi o Anal Vomitation e infelizmente, eu fiquei lá fora trocando idéias com os amigos e amigas. A segunda banda foi o poderoso power trio formado por : Diego Marostica na bateria, Razuk Ruiz na guitarra e chagas no baixo/vocal. Os caras apresentaram um destruidor death metal. O som dos caras mescla algo como Incantation, Morbid Angel e Necrophagistic. Foram 12 cacetadas na moleira com guitarras afiadíssimas e bateria poderosa. Aliás, o baterista é um polvo. Os caras executaram um Death metal violento, poderoso e com riffs matadores. Muita técnica no meio daquela massa sonora, suja que horas é um Death metal, outra hora é um grind cavernoso e técnico, com um vocal urrado e cavernoso. Depois dessa devastação sonora foi a vez do Pedrada que entrei e ouvi uma ou duas músicas e não me chamou atenção e acabei saindo trocar ideias com os amigos e tomar uns copos de chopp. Aliás, o preço do chopp estava muito bom. Dois copos de chopp por 15,00 reais e as cervejas por 5,00 reais e de marca boa como Amstel e Opa. Mas infelizmente, estava quente. Aí o chopp nos salvou !

A última banda a fechar o evento foi o poderoso Violent Curse. E que show ! Esse power trio detona um Thrash Metal numa linha oitentista com muita personalidade e influências de bandas brasileiras dos anos dourados. Letras em português e totalmente blasfemas. Tocando músicas de seu EP “Total Extermínio”(2016) Abriram o set com as músicas “Eterna Prisão e Ritual Maldito”. A próxima foi Violador, single digital lançado em 2019 nas plataformas digitais. Lucas baterista toca muito e tem uma pegada matadora. E segue a devastação com mais paulada thrash metal como “Submundo, Total Extermínio e Orgias Bestiais.” E os insanos Metalheads estavam possuídos com muitas rodas,stage dive e bangueando feito loucos na frente do palco, coisa linda de se ver. Peter guitarra/vocal dividiu uma garrafa de Jack Daniels com alguns Metalheads que estava na frente do palco e anunciou mais músicas como : Extinção, DxSxTx e Neto segurava o baixo muito bem e com backing vocals poderosos. Peter anúncia há última música do set “Suicídio” e mais loucuras e violência na pista. Os Metalheads começaram a pedir bis e eles tocaram dois clássicos do submundo nacional : Guerreiros De Satan e Nigthmare. Insanos Metalheads batendo cabeça na frente do palco e outros foram até o palco e começaram a cantar junto com a banda. O lugar é pequeno então tudo é mais insano e muito calor !

O público pediu bis de novo e a banda mandou mais um cover “Power Thrashing Metal” e banda e público numa sintonia perfeita e do nada o som é cortado pela PM. Sim, a PM mandou desligar o som e fechar as portas. Mesmo a dona do bar tá com a papelada em dia, os defensores do Bolsonaro mandaram fechar as portas e ainda tiveram a audácia de mandar todo mundo embora. Os PM com um cacete nas mãos e gás de pimenta. Só estavam em dois e mais de 150 bangers ficaram quietos. A sorte da PM que os Metalheads são de paz. Mas esse que voz escreve confrontou as autoridades. Falei que vocês podem fechar o bar. Mas ir embora eu não vou ! Ficarei aqui na calçada de boa. Sou adulto e tenho trabalho, identidade, família e sou amante da democracia. Não estou fazendo nada errado. A democracia me dá o direito de ficar aqui. Os PM me olhavam com raiva e loucos para pular em mim. Você “metaleiro” que apoia esse governo e votou nesses fascistas que estão aí boicotando shows, fazendo represálias e abusando da violência, pois saiba que vocês são culpados ! Ditadura jamais ! Resistência sempre ! Porque o Rock/Metal sempre foi contracultura. Sempre confrontamos o status Quo dessa sociedade hipócrita e conservadora. Mas fora isso os organizadores do M.M.F, as bandas, e a Lilian e o Léo, estão de parabéns pelo evento. Em breve as portas do castelo estarão abertas para mais uma noite de Heavy Metal ! E de preferência sem polícia !!!

Gostaria de aqui prestar uma homenagem ao Ivair Nicocelli um grande batalhador do cenário catarinense que há quase 30 atrás criou o Curupira Rock, na cidade de Guaramirim(SC), e fez a alegria de vários Headbangers de SC, Sul do Brasi.l Muitas bandas brasileiras passaram pelo “templo do Metal catarinense” e que nos deixou na segunda feira. (29/12/2021) Descanse em paz e você não será esquecido por que fez história na vida de muita gente no Underground catarinense e brasileiro.

Related posts

NECROVOID NIGHT FESTIVAL (Porto Belo/SC) – 24/06/2023 – Sepulcro, Voorish e Ereboros

Walter Bacckus

SOUND FROM THE GRAVE FESTIVAL – Krypts, Demonical, Burial Temple…

Fábio Brayner

DEATH ANGEL – Live Toinha Brasil Show – Brasília/DF – 26/04/2024

Fábio Brayner