CD/EP/LP

ÌSINKÚ – Damnatio Memoriae (EP 2020)

ÌSINKÚ(Brasil)
“Damnatio Memoriae” – EP 2020
Death Voice Records – Nacional
10/10

Grande black metal nacional vindo do Rio Grande do Norte, estado pelo qual nutro um grande carinho e respeito e com uma história incrível dentro do metal nacional e esse EP do ÌSINKÚ só comprova o que eu sempre achei das bandas daquele estado. O som da banda é calcado bem no black metal dissonante atual de bandas como MGLA, GAEA e até mesmo no que costumam chamar de post-black metal.

Musicalmente falando esse é um caminho arriscado de seguir pois a música se envolve com nuâncias técnicas e climáticas que se não forem bem feitas o resultado pode não ser tão bom, mas felizmente isso não foi um problema para banda. “Kuarup”, a faixa que abre o material, é um composição incrível. Existe uma abordagem da melodia que é totalmente obscura e ríspida e mistura muito bem partes mais rápidas com outras mais contidas.

“Matas de Morte e Supremacia” evidencia ainda mais o lado melódico desse quinteto. Nessa música há um dos melhores riffs de todo o disco. Frio e cortante como deve ser um bom riffs de black metal. “Wãkãtin” começa estranha e desenvolve em uma composição matadora. “Reminicências Tarairiu” é a melhor música do álbum. Impiedosa e maleficamente melódica. E que riff principal lindo. A próxima música “Ibirapemas” mantém a mesma pegada e qualidade. O último som do EP é a éterea “Itaretama”.


Todas as letras são em português, trazem uma temática indígena e dão um toque mais próprio ao som da banda que tem tudo para ser um diferencial no cenário externo. Com certeza é um dos melhores trabalhos do ano lançados no país.

Related posts

SIELUNVIHOLLINEN – Teloituskäsky (2021)

Daniel Bitencourt

SAXON – Carpe Diem (2022)

Fábio Brayner

SAINTE MARIE DES LOUPS “Sainte Maries des Loups” (2019)

Fábio Brayner