CD/EP/LP

INTO DARKNESS – Cassini-Hygens (EP 2023)

INTO DARKNESS (Itália)
“Cassini – Huygens”– EP 2023
Unholy Domain Records – Importado
7/10

Com uma arte de capa bem diferente de bandas usuais de death metal, o quarteto italiano destila o metal da morte celebrando as características da velha escola. Esse boom de grupos seminais e novos executando o chamado Old School Death Metal tem dado proeminência ao estilo. De certa forma, esse revival encaminha o gênero para uma sobrevida longeva e encantadora, pois a qualidade demonstrada por novas bandas que bebem da fonte dos idos anos 1990 é algo fora do comum.

Neste trabalho a banda envereda por uma sonoridade que flerta com o doom e lances atmosféricos, de modo que há uma ambiência quase etérea nas faixas. A cadência na bateria não se centra na velocidade ou em explosão de bumbos frenéticos, segue sim, o ritmo ditado pelas bandas clássicas de death metal dos anos 1990. É possível ouvir melodias nas linhas de guitarras, as quais dão uma tônica que casa bem com as composições tocadas pelo grupo.

Em certos momentos há pequenas reminiscências do black metal, mas nada exagerado ou que sobreponha o death metal da banda. Os timbres de guitarra não são tão graves como dos grupos novos que vem impondo o gênero como algo salutar e, de certo modo, em voga. Aqui neste EP, os italianos se enveredam pela proeminência de riffs que não necessitam serem intricados, ao contrário, complementam a música produzida neste trabalho. Vale mencionar, o esmero na produção, pois não é limpa demais e contém a carga de “sujeira” necessária para o subgênero, ainda que as frases de guitarras, devido a afinação soem bem audíveis.

Os vocais rasgados sem soarem ultragraves dão certo toque distinto, pois se distancia dos novatos conjuntos de death metal os quais seguem regras estabelecidas por bandas como Incantation ou Funebrarum. Indicado para quem realmente aprecia um bom e velho death com pitadas de doom metal e, como de praxe na Itália, busque algo que os diferencie do resto. A banda é formada por Doomed Warrior (guitarra/vocais), Darak (baixo, vocais adicionais), Santo (bateria) e Eros (guitarra).

1.       The Launch

2.       Crossing the Asteroid Belt                

3.       Journey      

4.       Huygens Descent 

5.       Grand Finale

Related posts

AD FINEM OMNIA – No Peace No Dawn (2022)

Daniel Bitencourt

ANCIENT EMPIRE – Priest of Stygia (2021)

Fábio Brayner

INIQUITY – Five Across the Eyes (Reissue 2021)

Fábio Brayner