CD/EP/LP

INANNA – Void of Unending Depths (CD 2022)

INANNA (Chile)
“Void of Unending Depths” – CD 2022
Memento Mori Records – Importado
8,5/10

Lançado no último dia 25 de Abril, “Void of Unending Depths” é o terceiro álbum de estúdio da banda de death metal chilena INANNA. O grupo oriundo de Santiago e na ativa desde o ano 2000, mantém o altíssimo nível da cena do país sul-americano e derruba pilares com um trabalho que se pauta em um metal da morte intenso, denso e muitas vezes dissonante.

Algo que me chamou muito a atenção de forma positiva foram as melodias que são adicionadas às músicas e que criam climas profundos e carregados de uma energia negativa desconcertante, como na faixa de abertura “Evolutionary Inversion”. Além dessa energia, a música navega muito tranquilamente entre a brutalidade, o peso e o clima mais tétrico. É uma composição de muita qualidade. Já “Among Subaqueous Spectres” é o oposto. Ainda que os climas estejam presentes, é a agressão com classe que eleva essa faixa à categoria de uma das melhores do álbum. Algo do velho Atrocity, Brutality e até Morbid Angel estão na essência dessa música.


“Far Away in other Spheres” é dissonante e fora da caixa, uma característica bem presente nos grupos mais contemporâneos do death metal mundial e o resultado final é surpreendente. Nem mesmo quando a música mergulha em um clima quase de pura calmaria, ela deixa de soar brutal. “Underdimensional” tem um início que me remeteu imediatamente ao trabalho de grupos como o Cynic e que já mostra que temos aqui um grupo de músicos diferenciados, mas essa semelhança não faz com que a música seja apenas um punhado de partes conectadas entre si por alguma masturbação musical.

É uma música que vai crescendo e se tornando uma tormenta agressiva e caótica. Outra música que destaco é a mais porradona “Mind Surgery”, com quebradas de tempo e riffs tortos que funcionam como um relógio suíço. A complexidade comanda aqui e faz dessa uma música que me lembra os melhores momentos dos também suíços do Coroner. A última música do álbum é a colossal (com seus quase 14 minutos de duração) “Cabo de Hornos”, uma música que reúne todas as características presentes na outras faixas e oferece uma experiência musical transcendental. O INANNA se impõe aqui com um álbum muito forte e sólido.

  1. Evolutionary Inversion
  2. Among Subaqueous Spectres
  3. Far Away in Other Spheres
  4. Underdimensional
  5. The Key to Alpha Centauri
  6. Mind Surgery
  7. Cabo de Hornos

Related posts

INITIATE DECAY – Awaken the Extinction (EP)

Fábio Brayner

INTO DARKNESS – Cassini-Hygens (EP 2023)

Humberto Amorim

SERPENT OF THE ABYSS – Wrapped in Darkness (2021)

Daniel Bitencourt