CD/EP/LP

INANNA – Void of Unending Depths (CD 2022)

INANNA (Chile)
“Void of Unending Depths” – CD 2022
Memento Mori Records – Importado
8,5/10

Lançado no último dia 25 de Abril, “Void of Unending Depths” é o terceiro álbum de estúdio da banda de death metal chilena INANNA. O grupo oriundo de Santiago e na ativa desde o ano 2000, mantém o altíssimo nível da cena do país sul-americano e derruba pilares com um trabalho que se pauta em um metal da morte intenso, denso e muitas vezes dissonante.

Algo que me chamou muito a atenção de forma positiva foram as melodias que são adicionadas às músicas e que criam climas profundos e carregados de uma energia negativa desconcertante, como na faixa de abertura “Evolutionary Inversion”. Além dessa energia, a música navega muito tranquilamente entre a brutalidade, o peso e o clima mais tétrico. É uma composição de muita qualidade. Já “Among Subaqueous Spectres” é o oposto. Ainda que os climas estejam presentes, é a agressão com classe que eleva essa faixa à categoria de uma das melhores do álbum. Algo do velho Atrocity, Brutality e até Morbid Angel estão na essência dessa música.


“Far Away in other Spheres” é dissonante e fora da caixa, uma característica bem presente nos grupos mais contemporâneos do death metal mundial e o resultado final é surpreendente. Nem mesmo quando a música mergulha em um clima quase de pura calmaria, ela deixa de soar brutal. “Underdimensional” tem um início que me remeteu imediatamente ao trabalho de grupos como o Cynic e que já mostra que temos aqui um grupo de músicos diferenciados, mas essa semelhança não faz com que a música seja apenas um punhado de partes conectadas entre si por alguma masturbação musical.

É uma música que vai crescendo e se tornando uma tormenta agressiva e caótica. Outra música que destaco é a mais porradona “Mind Surgery”, com quebradas de tempo e riffs tortos que funcionam como um relógio suíço. A complexidade comanda aqui e faz dessa uma música que me lembra os melhores momentos dos também suíços do Coroner. A última música do álbum é a colossal (com seus quase 14 minutos de duração) “Cabo de Hornos”, uma música que reúne todas as características presentes na outras faixas e oferece uma experiência musical transcendental. O INANNA se impõe aqui com um álbum muito forte e sólido.

  1. Evolutionary Inversion
  2. Among Subaqueous Spectres
  3. Far Away in Other Spheres
  4. Underdimensional
  5. The Key to Alpha Centauri
  6. Mind Surgery
  7. Cabo de Hornos

Related posts

EXHUMATION – Eleventh Formulae (CD 2020)

Fábio Brayner

GERM BOMB – Infected from Birth (2020)

Fábio Brayner

SAINTE MARIE DES LOUPS “Sainte Maries des Loups” (2019)

Fábio Brayner