A gravadora Werewolf Records anunciou que irá lançar a coleção definitiva das demo tapes do BEHEXEN. Intitulado “Beyond the Four Gates”, o álbum será lançado em CD e Vinil Duplo. O material será lançado no próximo dia 15 de Janeiro de 2025.
O BEHEXEN não precisa de apresentações. Uma das bandas finlandesas de black metal mais antigas, o BEHEXEN distribuiu pacientemente seus lançamentos de álbuns de tal forma que cada um deles serve como um tomo, um retrato pungente daquela época de seus criadores, sendo cada um deles único em seu espaço mental, mas inegavelmente vindo das mesmas mentes visionárias. Mas antes dos primeiros álbuns essenciais, como “Rituale Satanum”, de 2000, e o clássico “By the Blessing of Satan”, de 2004, o BEHEXEN havia gravado um trio de demos igualmente convincentes – e até mesmo um anterior, sob o nome de “Lords of the Left Hand”, em 1995.
É aí que entra o “Beyond the Four Gates”. Com o verdadeiro título, essa enorme coleção de discos duplos compila convenientemente as três demos originais do BEHEXEN e a anterior do “Lords of the Left Hand”, formando mais de uma hora e meia de música black metal antiga. A única demo do Lords of the Left Hand, “Reality is in Evil”…, dá início a “Beyond the Four Gates”. Mesmo naquela época, a base para a primeira era do BEHEXEN – que culminou em (e foi concluída com) “Rituale Satanum” – já estava pronta, toda ela com um peso enorme e guitarras frias e estridentes. O primeiro disco traz a primeira demo oficial do BEHEXEN, “Eternal Realm”. Aqui, o som frio das guitarras é impregnado de mais energia e, o que é mais importante, de sintetizadores medievais: um retrato pungente de 1997, de fato.
Dessas sessões está incluído um cover de “Sign of Evil Existence”, do Rotting Christ. Com a demo “Blessed Be the Darkness”, de 1998, o BEHEXEN começaria a mostrar sinais do som que viria a definir aquela primeira era. Mais fria, mais cruel, mais rápida e alimentada pela garganta cada vez mais desumana do fundador Torog, essa demo previu de forma presciente o idioma sujo e furioso do black metal finlandês que floresceria durante o novo milênio que se aproximava. Antes da chegada desse milênio, o BEHEXEN gravou a inédita Promo ’99, que encerra esta coletânea.
Cinco das seis músicas dessa promoção seriam regravadas para o seu álbum de estreia fundamental, mas, em comparação com o impulso pesado do baixo de “Rituale Satanum”, é interessante ouvir essas faixas com o campo sonoro cru e amplo de “By the Blessing of Satan” quatro anos mais tarde… o que enfatiza o fato de que a visão do BEHEXEN tem sido de longo alcance há muito tempo. Entre em “Beyond the Four Gates” e receba sabedoria múltipla.