CD/EP/LP

ASSUMPTION – Hidean Tides (Adv. CD 2022)

ASSUMPTION (Itália)
“Hadean Tides” – CD 2022
Everlasting Spew Records – Importado
10/10

DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 20/05/2022

Ao chegar no seu segundo álbum oficial, os italianos do ASSUMPTION conseguem entregar aqui o seu melhor trabalho até agora e já um dos melhores lançamentos de 2022. O death/doom da banda ganhou contornos de uma cerimônia de imolação levada à cabo nas profundezas do submundo.

O que já soava extremamente poderoso, agora soa como se tudo houvesse sido perdido e a desesperança fosse o único sentimento possível. O clima tétrico que permeia todo o álbum é envolvente e cria uma aura pesada ao redor do ouvinte e só isso já demonstra que esse novo trabalho é algo diferenciado. “Haden Tides” surge como uma bestial oferenda musical da gravadora Everlasting Spew Records para todos nós.


“Oration” é a música que abre o álbum e nos seus cerca de 6 minutos e 15 segundos abre os portões de um mundo obscuro e regado a melodias em que o belo nem sempre domina. A próxima é a apocalíptica “Submerged By Hadean Tides”, um opus à caos e ao peso desenfreado que podem surgir do verdadeiro metal da morte. É uma música de superlativos. Nas partes mais pesadas e lentas a banda se supera com a qualidade da composição e nos momentos em que a besta é liberada de suas amarras, o inferno se instala.


O tempo quase para na sorumbática “Daughters of the Lotus”, uma composição de mais de nove minutos. Há musicalmente referências ao lendário Winter e isso já explica que tipo de andamento temos aqui. Não há nada belo nessa música, não mesmo. Há frio e desespero. Tudo se torna sem cor enquanto a banda continua executando essa sinfonia da negatividade. A atmosfera criada pelos arranjos de “The Liquescent Hours” é magnífica. Ao fechar o álbum, a longa “Black Trees Waving” repete a atmosfera de “Daughters of the Lotus”, mas consegue se desenrolar de forma ainda mais lenta e pesada do que aquela. Há arranjos que acabam te arrastando como se para dimensões de melodias não convencionais.

Mais a frente há um progressivo incremento de energia e vários temas da guitarra são algo a colocar em evidência. Não tenho dúvida de que esse álbum não é para todos os ouvidos. Aqueles que esperam grandes riffs, andamentos pomposos e vocais épicos vão torcer o nariz, pois o ASSUMPTION oferece exatamente o oposto: riffs que se colocam de forma discreta, mas poderosa, andamentos que te esmagam e vocais que vem do fundo de poços obscuros. Um trabalho a se ter na coleção e no playlist.

  1. Oration
  2. Submerged by Hadean Tides
  3. Daughters of the Lotus
  4. Breath of the Dedalus
  5. The Liquescent Hours
  6. Triptych
  7. Black Trees Waving

Related posts

DRACONIAN – Arcane Rain Fell (Reissue 2020)

Fábio Brayner

MY DYING BRIDE – The Ghost of Orion (2020)

Walter Bacckus

ROTHADÁS – Kopár Hant​.​.​. az Alvilág Felé (2021)

Fábio Brayner